terça-feira, 1 de novembro de 2011

Campanha na internete quer que Lula faça seu tratamento pelo SUS

Na manhã do último sábado (29 de outubro), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve diagnosticado um câncer na laringe. Nesse mesmo dia, o usuário Anderson Moreira lançou uma campanha chamada “Lula, faça o tratamento pelo SUS!” na maior rede social do planeta, o Facebook.

A pesar de que com saúde não se brinca, foi uma grande sacada de Anderson Moreira. Até porque  o ex presidente governou por oito longos anos este país e ainda elegeu sua sucessora,  porque o  “ Filho do Brasil” não ligou para o SAMU e não procurou o SUS para se tratar ao invés do Hospital Sírio Libanês, um dos mais bem aparelhados da América Latina. Lula chegou a declarar de forma irônica  que o SUS estava perto da “perfeição” em outra ocasião chegou a brincar com a mãe de Caetano Veloso, que havia se internado num hospital privado de Salvador para tratar-se de uma crise respiratória. Em visita a dona Canô, Lula disse, entre risos, que ela deveria ter chamado o SAMU, serviço de atendimento emergencial móvel do SUS. E agora que infelismente precisou vira as costas para o monstro que ele mesmo ajudou a criar. Na verdade seria um crime mandar o Lula para o SUS. Seria o mesmo que levar um ex ditador a forca.  O Tribunal de Contas da União chegou a realizou inspeção no sistema público de saúde e o resultado é estarrecedor e ajuda de certa forma enterder as razões que levam Lula a fugir do SUS.
O TCU reforçou um diagnóstico conhecido: no SUS, o tratamento de câncer chega tarde e é ineficiente. Verificou-se que, em 2010, pelo menos 58 mil pacientes pobres foram privados de sessões de radioterapia na rede pública. Cerca de 80 mil pessoas deixaram de realizar cirurgias oncológicas requeridas pelos médicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo