quinta-feira, 17 de abril de 2014

Eleição de Marco Polo Del Nero não muda configuração na CBF




O DIA
Contra-ataque
com Márcio Guedes

RIO - Quem esperava mudanças importantes no desorganizado futebol brasileiro a partir da CBF pode tirar o cavalinho da chuva. Marco Polo Del Nero, eleito ontem, traz o mesmo DNA dos anteriores, os mesmos vícios de comando, a intolerância com as críticas, o horror a métodos modernos e só pensa mesmo no poder.
Isso, em tese, multiplica a responsabilidade dos dirigentes do clube que precisariam se unir e fazer uma aliança com a TV para dispor de alguma força. Mas é complicado porque cada um luta só por seus interesses e há um medo generalizado de briga com o poder estabelecido.Pelo contrário, há pouco o Corinthians vendeu a alma pelo Itaquerão e não houve pudor em usar verba púbica.
Del Nero fica como presidente da CBF até 2019
Foto:  Divulgação
No Rio, um débil protesto de Vasco, Flu e Fla não foi seguido pelo Botafogo, cujo presidente puxou palmas para aclamar a reeleição de Rubinho. Só é possível acreditar que, como sempre, a Seleção será bem-tratada, até porque ela gera lucros fantásticos, alguns ilegítimos, como bem sabe Ricardo Teixeira. Vamos continuar nos últimos lugares da plateia.
SERÁ PRA VALER?
Os dirigentes do Fluminense, sensibilizados pelas críticas de Fred, resolveram não patrocinar mais as torcidas organizadas. Cá pra nós, nem precisava disso para mudar a postura já que todos os clubes enfrentam dificuldade financeiras. Mas, já que houve a promessa, seria bom que ela fosse honrada, ao contrário das anteriores que sumiram no vento. E seria fundamental que os dirigentes de todos os clubes se unissem em torno da causa e não deem boa vida a falsos torcedores.
O VELHO SHEIK
A essa altura da guerra, é mais fácil imaginar que Sheik não irá acertar e terá dificuldades para repetir os seus melhores momentos no Botafogo do que se tornar um ídolo da torcida. Em futebol cabe tudo e claro que Sheik é melhor do que Wallyson ou Ferreyra. Mas ele já vinha em queda no Corinthians, criando muitos casos e só se ele estiver altamente motivado para ser útil. É a vinda de alguém famoso mas que não empolga pela fase de sua carreira e pelo retrospecto recente.
O ATENTADO
As torcidas precisam organizar ações mais inteligentes para protestar. Uma pressão política em um evento com presença da mídia, vaias ou qualquer coisa que não inclua violência e depredação porque isso só ajuda os atingidos. Atacar fisicamente o patrimônio da Federação é de uma burrice incrível, até porque ocorreu apenas porque houve um erro de arbitragem. Lembra a falta de organização e de foco dos black blocs que destroem pelo prazer do ato em si.
DIREITO DE GREVE
O caso de Bolívar no Botafogo merece alguma reflexão. Se ele não fosse um jogador de prestígio e fundamental em um elenco fraco, certamente já estaria fora.Só ficou porque os companheiros o apoiaram. O presidente do Botafogo Máurício Assumpção ficou indignado, mas deveria explicar se houve alguma coisa grave no processo porque, se não, parece pura repressão. Tudo bem que o protesto foi inoportuno mas ficar sem receber também é. Além de ilegal.
ESCÂNDALO INSUPORTÁVEL
Pelos cálculos mais recentes do Ministério Público, houve um superfaturamento de 67 milhões de reais nas obras do novo Maracanã. O que o leitor acha? É coisa pouca no país que a gente vive ou ficou acima da suas expectativas? A grosso modo, representa mais de 5% do valor total. Se foi distribuído entre várias empresas, até que não é tanto assim. Se o caso é de pessoa física resolve a vida dos ‘beneficiados’. De qualquer forma, é um escândalo insuportável, mas previsível e que já faz parte da nossa rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo