sexta-feira, 4 de abril de 2014

Lideranças da Flona Tapajós reúnem-se com diretorias da Coomflona


Na manhã desta sexta-feira (14), reuniram-se no auditório do SFB-Serviço Florestal Brasileiro, na cidade de Santarém, oeste do Pará, representantes das comunidades tradicionais da Floresta Nacional do Tapajós e a diretoria da Cooperativa Mista da Flona Tapajós-COOMFLONA. Com objetivo de tratarem a respeito do Fundo Comunitário (Fundo de ajuda as comunidades) com relação ao repasse feito anualmente pela cooperativa.
Exibindo 20140404_102042.jpg
Na opinião da maioria dos lideres comunitários os repasses feitos pela cooperativa é de fundamental importância, já que serve as comunidades na construçoes de barracões comunitários, reparos em escolas, manutenção em estradas,em micro sistema de água e tantos outros.

Este ano, segundo Aluisio Patrocínio, coordenador de organizações sociais da Coomflona, o valores  ultrapassam o montante dos 90 mil reais. Valor este que foi decidido pelos presidentes de associações que será rateado de forma igualitária a todas as comunidades da Flona, independente do número de habitantes existentes em cada uma delas.
Exibindo 20140404_102049.jpg
Também foi decidido pelos representantes que parte deste valor será administrado pela própria Cooperativa, para ajudar na manutenção das estradas, que anualmente é feito pela Coomflona e também para dá suporte e apoio aos órgãos parceiros que irão fazer a emissão das DAPs- Declaração de Aptidões aos Pronafs. Hoje fundamental na vida dos comunitários que pretendem se cadastrar no Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida e no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar- PRONAF.
Exibindo 20140404_100124.jpg
Em relação a manutenção das estradas a Coomflona, irá continuar dando apoio, já que as comunidades precisam de estradas de qualidade, que possam suportar veículos de grande porte e com isso viabilize a ampliação do Programa Luz Para Todos dentro da Flona. Projeto que já está sendo elaborado e um dos gargalos é justamente com relação a qualidade da estrada,  que é necessário para que o programa aconteça.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo