quinta-feira, 10 de abril de 2014

Ministro da Educação empossa reitora e vice reitor da UFOPA em Brasília

O ministro da Educação, José Henrique Paim, empossou, na tarde desta quarta-feira, dia 9, em Brasília (DF), a reitora eleita da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro. Além de assinar o termo de posse, a reitora aproveitou a solenidade, realizada na sede do Ministério da Educação (MEC), para assinar a portaria que nomeou o vice-reitor da UFOPA, Prof. Dr. Anselmo Colares.
Para o secretário Nacional da Educação Superior (Sesu) do MEC, Paulo Speller, a oficialização da posse da professora santarena “representa a nossa política de governo de respeitar o processo democrático de escolha dos reitores em todas as universidades federais, a nossa posição é clara de respeitar a decisão da comunidade universitária”, destacou Speller.
A posse marca o início do mandato de quatro anos da reitora. “Queremos que nossa Universidade se torne referência na produção de conhecimento sobre as especificidades da Amazônia. A partir daí, poderemos construir um grande acervo de conhecimento que certamente representará um outro padrão de patrimônio para o País, que é o conhecimento e inovação a partir do desenvolvimento das potencialidades naturais da nossa região”, ressaltou a reitora.
A reitora também destacou a importância do papel da UFOPA na interiorização do ensino superior na Região. “Entre nossos desafios está o de levar a educação de ensino superior para as localidades mais distantes da Amazônia, inclusive para as regiões indígenas e territórios extrativistas, que abrigam grande parte da nossa população. São pessoas que desejam participar do processo de desenvolvimento do País a seu modo. Além de consolidarmos nossa sede em Santarém e nossos outros cinco câmpus, temos o dever de chegar até essas populações que fazem parte do nosso contexto sociocultural e que têm a maior relevância na nossa concepção de desenvolvimento”, avaliou.
Para o ministro da Educação, “a reitora sempre manteve um compromisso muito forte com a Universidade e esse comprometimento demonstra que ela está talhada para assumir essa função. Espero que o sonho daquela Região se torne realidade, tendo uma Universidade que represente muito para o País”, resumiu Paim.
A reitora e seu vice foram eleitos no primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica, realizado na Universidade, em novembro do ano passado. “Nossa eleição representa o fortalecimento do processo democrático que começa a amadurecer na nossa Universidade. Teremos uma gestão harmoniosa e colaborativa para que nossa Universidade responda aos seus grandes desafios”, concluiu a reitora.
Estiveram presentes à cerimônia: Johannes Eck, subchefe da Casa Civil; Adriana Weska, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Sesu-MEC); o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Marcus Vinícius Alves; o diretor Museu Emílio Goeldi, Nilson Gabas; o reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Maurílio Monteiro; o secretário executivo da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), Gustavo Balduíno; o ex-deputado federal, Paulo Rocha; Esther Bemerguy, secretária Nacional do Planejamento e Investimentos Estratégicos do MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão); o deputado estadual Airton Faleiro (PT-PA); e o deputado federal Miriquinho Batista (PT-PA).
Renata de Almeida, de Brasília.
Comunicação/UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo