quarta-feira, 2 de abril de 2014

Presidente da Federação da Flona do Tapajós reúne com órgãos gestores do Programa Luiz Para Todos em Belém


O presidente da Federação da Flona do Tapajós, Orivaldo Serrão, juntamente com líder indígena Raimundo Vitor da Aldeia de Taquara, estiveram em Belém, nos dias 26 e 27 de março em Belém, onde reuniram-se com representantes da Celpa, Eletronorte e Comitê Gestor do Programa Luz para Todos, do governo federal.

O Deputado Airton Faleiro (PT), juntamente com o vereador de Belterra, Willames Sousa (PT), participaram do encontro, que teve o objetivo de cobrar dos órgãos competentes agilidade para concluir o Programa Luz Para Todos na Floresta Nacional do Tapajós.

Veja o requerimentos das lideranças:  

A Federação das Organizações e Comunidades Tradicionais da Floresta Nacional do Tapajós vem por intermédio deste solicitar algumas respostas e demandas:

1. O estudo de melhoria da rede instalada na rodovia Transtapajós município de Belterra – Pa, no trecho que vai da comunidade São Pedro km 50 da Br 163 até a comunidade de Piquiatuba.

2. Essa rede instalada nas etapas 4 e 5 atendeu as comunidades (São Pedro, Revolta, Santa Cruz, São Domingos, Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Jaguarari, Pedreira e Piquiatuba). Em algumas dessas comunidades há projetos comunitários de Movelaria, Machetaria e Micro Sistemas de Abastecimento de Água que necessitam de energia que suporte a necessidade dessas máquinas.
Na oportunidade informo que na comunidade Piquiatuba, onde tem um Sistema de  Abastecimento de Água, a carga de voltagem chega a 274 wolts, o que ocasiona constante queima da bomba.

3. Solicito conclusão das ligações dos domicílios que não foram atendidos nesse trecho da comunidade São Pedro a Piquiatuba, pois tem locais onde foi deixado os postes e não foi concluído o serviço. Nesse percurso de 60 km, tem mais de 50 famílias sem energia, além de escola, igrejas e clubes comunitários.


4.Referente ao OFÍCIO 007/2013 protocolado em Altamira no dia 28/06/2013, recebido pelo Sr. Luiz Galiza da Coordenação do Comitê Gestor Estadual - Pa . (Cópia em Anexo).
5.Referente ao início dos trabalhos nas comunidades contempladas na 5ª TRANCHE A (Aldeia Indígena de Marituba e Bragança e nas comunidades de Marai, Nazaré e Tauari) no município de Belterra. Previsto para este ano de 2014. (Cópia do demonstrativo da Celpa em anexo).

6.Apresentamos ao Comitê Gestor do Programa Luz para Todos, para apreciação e votação dos conselheiros as seguintes comunidades: Pini, Takuara, Prainha I e II, Itapaiúna todas do município de Belterra. Nestas comunidades, têm 264 famílias e 36 estruturas que necessitam de energia, como escolas, igrejas, barracões comunitários, posto de saúde, tele centros, micro sistema de água, casa de professores, sedes esportiva e a contemplação está à 2 KM da 5ª TRANCHE A na comunidade de Tauari.  
As lideranças solicitaram ainda o empenho dos órgãos responsáveis  para que esta demanda esteja na pauta da próxima reunião deste Comitê, a fim de ser votada e aprovada. Relação das famílias e coordenadas geográficas das referidas comunidades acima citada.

Para Orivaldo Serrão, o encontro foi proveitoso porque puderam ter informações precisas sobre o andamento do programa Luiz Para Todos e a previsão para  que a partir do segundo semestre de Abril possa reiniciar o projeto.

Em relação ao apoio dos parlamentares PTistas nas reuniões o líder comunitário garante que foi importante porque eles são conhecedores das comunidades e dos problemas que eles sofrem, além de que eles tem acesso livre dentro dos órgãos do governo federal, estadual e municipal sendo assim tem como ajudar a solucionar esses problemas.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo