sexta-feira, 25 de abril de 2014

Suspeita de corrupção derruba prefeito do PT



O afastamento do Prefeito de Monte Alegre, Sérgio Monteiro, foi decidido em sessão na noite desta terça-feira (22). Câmara irá apurar denúncias que apontam falta de licitação em obras publicas.
O prefeito de Monte Alegre, Sérgio Monteiro, eleito pelo PT, foi afastado por 90 dias de suas funções. A decisão foi da Câmara de Vereadores, que pelo voto dos 10 parlamentares presentes na sessão decidiram afastar o prefeito Sérgio Monteiro(PT) e criaram uma Comissão Processante para apurar denúncias de corrupção em sua gestão.

Entenda o caso:

 A Sra. Raimunda Vilma Souza denunciou que a obra da Escola Dr. Gama Malcher, cujo valor inicial foi de R$ 523.508,73 (quinhentos e vinte e três mil, quinhentos e oito reais e setenta e três centavos) ocorreu de maneira ilegal, com dispensa de licitação e valor superfaturado.

Em seguida foi feita um novo processo licitatório para “concluir a segunda parte da obra”, essa segunda parte foi licitada em 1 milhão de reais, e para completar os pais dos alunos se revoltaram e denunciaram que as obras na escola ainda não foram concluídas, apesar de já terem sido pagas.

Contra o prefeito afastado, Sérgio Monteiro(PT), pesam ainda denúncias de pagamento de 200 mil reais a uma empresa que deveria ter feito a coleta de lixo, sendo que tal empresa nunca realizou os serviços. Nesse caso o prefeito conseguiu uma liminar que barrou as investigações.

Na mesma sessão foi criada a Comissão Processante que irá apurar as denúncias de corrupção envolvendo obras públicas municipais. A Comissão Processante é formada pelos vereadores Zeca Bento (PT), Marinete Macêdo (PSDB) e Adson Leão (PT do B), que ao final das investigações apresentará parecer pela cassação ou não do mandato de prefeito de Sérgio Monteiro.

Justiça nega volta de Sérgio Monteiro ao cargo de prefeito.

Depois de seu afastamento do cargo de prefeito, Sérgio Monteiro(PT), tentou via justiça voltar a ocupar o cargo, porém dessa vez não teve existo tendo a justiça negado o pedido de liminar para suspender o afastamento do prefeito acusado de corrupção.

O prefeito entrou com um Mandado de Segurança alegando que seus direitos constitucionais a ampla defesa e ao contraditório foram violados pelo presidente da Câmara.

Porém, ao analisar o pedido do prefeito o juiz Tiago Tapajós Gonçalves entendeu que a decisão da Câmara de Vereadores seguiu a lei e por isso manteve a decisão que afastou o prefeito do cargo. A decisão judicial é provisória e cabe recurso, podendo o prefeito afastado recorrer ao Tribunal de Justiça para tentar reaver seu mandato.

Vice Prefeito assume e faz “faxina” na prefeitura

Após o afastamento do prefeito Sérgio Monteiro (PT), para apurar corrupção em obras públicas, o vice prefeito assumiu na quinta-feira(24/04) o cargo de Prefeito e entrou fazendo uma verdadeira “faxina”, afastando praticamente todo o secretariado de seu companheiro de partido.

O novo prefeito, José Costa Alves(PT), deve permanecer a frente da prefeitura por pelo menos 90 dias, tempo previsto para que chegue ao fim a apuração das acusações de corrupção que pesam contra Sérgio Monteiro(PT).

Logo depois da posse o novo prefeito anunciou as mudanças no secretariado, ficando apenas a Secretaria de Trabalho e Inclusão Social, Rosa Frai, o restante dos secretários perderam seus empregos, demonstrando que o novo prefeito não tem confiança nos mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo