quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Colonos atendidos pelo Projeto Horizonte Verde participam de curso sobre cooperativismo

Visando capacitar os agricultores familiares das comunidades: Riozinho das Arraias, Linha Gaúcha e PA Nova Fronteira, sobre cooperativismo, o Projeto Horizonte Verde, com patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, promove de 19 a 21 de novembro, em Novo Progresso, no sudoeste do Pará, curso sobre o tema.

A atividade integra uma série de oficinas voltadas ao aproveitamento de subprodutos do agroextrativismo. Uma vez capacitados, os assentados da reforma agrária passarão a atuar como multiplicadores compartilhando o aprendizado com os outros colonos, estarão aptos também a produzir produtos economicamente viáveis a partir de bens e materiais encontrados dentro dos assentamentos rurais. Ao todo 25 agricultores e agentes ambientais participam do curso.

Viveiros

Situada no entorno das Flonas Altamira e Jamanxin, a comunidade de Riozinho das Arraias, possui um viveiro com capacidade para abrigar 75 mil mudas. Instalado no mês de setembro, o espaço criado pelos colonos abriga espécies como açaí, banana, cacau, cupuaçu, cumaru e mogno.

O projeto

Focado na fixação do carbono com base na reconversão produtiva de áreas desmatadas pelo sistema tradicional corte-queima e vinculado a agricultura familiar, o Projeto Horizonte Verde visa a implantação de Sistemas Agroflorestais. Ao longo de um ano de atividades o intento tem promovido o desenvolvimento da educação ambiental nas áreas dos assentamentos rurais e no entorno das Unidades de Conservação, no município de Novo Progresso, no Pará, evidenciando a eficiência energética, a conservação de recursos naturais e o consumo consciente. Com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental que aborda de forma integrada a dimensão social com a questão ambiental, o projeto já beneficiou mais de 100 famílias, dos PDS Terra Nossa, PAs Santa Júlia e Nova Fronteira e da comunidade de Riozinho das Arraias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo