quarta-feira, 11 de março de 2015

DIRETOR SUSPEITO DE FACILITAR VIDA DE " EZEQUIEL CASTANHA" NA CASA PENAL DE ITAITUBA JÁ FOI AFASTADO DO CARGO

Ministério Público Federal flagra regalias ao extremo em cela de preso da Operação Castanheira. O caso culmina com imediata exoneração do diretor do Centro do Sistema Penal em Itaituba. Já foi determinada a imediata exoneração do diretor do Centro de Recuperação Regional de Itaituba (CRRI), a casa penal do Sistema Prisional do Estado no município. Márcio Ferreira teria pleno conhecimento de uma série de irregularidades constatadas pela procuradora da República Janaina Sousa, que fez uma visita surpresa ao CRRI, acompanhada de uma promotora do Estado.


A questão envolve o interno Ezequiel Castanha, preso pela Polícia Federal e Ibama durante a Operação Castanheira, que investiga uma série de crimes ambientais cometidos na região. O MPF e o MPE já encaminharam, nesta terça-feira (10), ofício à Justiça Estadual e à Secretaria de Segurança Pública, solicitando o fim dos privilégios flagrados na cela de Castanha. Em vistoria realizada nesta manhã no CRRI, a promotora do MPE, Juliana de Pinho Palmeira, identificou que, na cela de Ezequiel Antonio Castanha, há uma série de regalias não autorizadas pela Justiça, como aparelho de ginástica, cafeteira, placa de internet e impressora. O único equipamento liberado pela Justiça encontrado na cela foi um notebook.

Informada da inspeção realizada pelo MPE, a procuradora da República, Janaina Andrade de Sousa, também compareceu à casa penal para acompanhar a vistoria. Ezequiel Antonio Castanha foi preso no dia 21 de Fevereiro.


Segundo a promotora Juliana de Pinho, também será solicitada transferência do preso, que divide a cela com o advogado Altair dos Santos, acusado de encomendar um triplo homicídio ocorrido em fevereiro de 2014. “É provável que tenhamos que pleitear a transferência do preso Ezequiel Castanha para Santarém ou Belém, mas só para depois da audiência, prevista para acontecer a partir das 09h da manhã desta quarta-feira”, resumiu a promotora.
Em nota divulgada nesta tarde, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) informou que “não tolera a existência de regalias ou objetos proibidos para detentos custodiados no Pará”. De acordo com a Susipe, diante do flagrante, foi determinada a imediata exoneração do diretor do Centro de Recuperação Regional de Itaituba, no oeste do Pará, onde está custodiado Ezequiel Castanha, cuja cela foi vistoriada e dela foram retirados objetos não permitidos.
A Corregedoria-Geral do órgão deslocou equipe para a cidade, nesta terça-feira (10), a fim de colher depoimentos de servidores e responsabilizar quem facilitou a entrada dos itens indevidos na unidade prisional, o que será feito por meio de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo