segunda-feira, 9 de março de 2015

Mulheres trabalhadoras rurais querem feriado municipal no dia 8 de março


 
Mulheres pertencentes ao Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (STTR) lotaram as galerias da Câmara, na sessão desta segunda-feira, 09/03, para entregar uma pauta de reivindicações a Mesa Executiva do Poder Legislativo.

A vereadora Ivete Bastos (PT), que articulou a presença das mulheres no legislativo, ao fazer uso da tribuna deu conhecimento das reivindicações, tendo como um dos destaques, a proposta da Casa de Leis de instituir o 8 de março como feriado municipal em Santarém, o que segundo o documento, “seria uma atitude para diminuir, quem sabe acabar com o preconceito e a desvalorização da mulher”.
Ivete Bastos destacou outros assuntos constantes no documento, como: acesso a saúde; políticas públicas chegando de fato às mulheres; assessoria política para as  mulheres; política de segurança; acesso a créditos como: PRONAF MULHER, Micro Credito Produtivo Orientado, Programa Caixa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que segundo a pauta de reivindicações, são poucos acessados, pela burocracia do processo e  participação da mulher na produção.
Vereadora Ivete Bastos
A Câmara se posiciona - Na tribuna, falando em nome do Poder Legislativo, a vice-presidente Marcela Tolentino (SDD), nesta segunda-feira, 09/03, que presidiu a sessão ao parabenizar a iniciativa das mulheres trabalhadoras de vir a Câmara, com uma pauta de reivindicações, disse que a Casa de Leis vai analisar com carinho o documento e propôs para o final de março, a realização de uma Tribuna Livre, para discutir amplamente não só a pauta das mulheres trabalhadoras rurais, como as reinvidicações de outros segmentos de mulheres do setor produtivo santareno, inclusive as que compõem a sociedade civil organizada, onde outros assuntos relevantes deverão ser tratados.

O vereador Gerlande Castro (SDD), na Tribuna parabenizou a presença das mulheres trabalhadoras rurais na Câmara. Destacou as diversas atividades que são desenvolvidas por mulheres, mas deu ênfase as trabalhadoras rurais, pelas dificuldades enfrentadas com a produção agrícola e muito mais com o escoamento dessa produção até o maior centro consumidor que é Santarém. Aproveitou o espaço da Tribuna e parabenizou a vereadoras Ivete Bastos, pela iniciativa da mobilização em trazer as mulheres á Câmara, com uma pauta de reivindicações.

Deputado se manifesta - O deputado estadual Airton Faleiro (PT), que prestigiou a sessão desta segunda-feira, 09/03, ao ser convidado pela vice-presidente do Poder Legislativo Marcela Tolentino, que presidiu a sessão, fez uso da Tribuna. 

Airton destacou a importância da presença das mulheres do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém e disse que iria apoiar o documento apresentado a Câmara, “como um desafio segundo ele, que a proposta de criação do feriado municipal de 8 de março, no que ele concorda plenamente”.

O deputado confirmou presença na audiência pública agendada para 31 de março, através de requerimento do vereador Silvio Amorim (PRTB), que vai discutir problemas e soluções ligadas ao aumento da conta de luz e outras situações com relação ao fornecimento de energia elétrica, quando na oportunidade o deputado vai mostrar todos os encaminhamentos que ele está dando nesse sentido na Assembléia Legislativa.

ASCOM Câmara Municipal de Santarém


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo