sábado, 11 de abril de 2015

CIPAR vai atender os pescadores de Santarém e região

O Ministro da Pesca Helder Barbalho, esteve em Santarem na manhã desta sexta-feira (10), onde além de outras atividades esteve visitando as obras do Centro Integrado da Pesca Artesanal (CIPAR), que está sendo construído anexo ao Mercado Municipal de Santana, em Santarém. Segundo Barbalho esta é uma obra  importante para os pescadores locais e da região,que possam ter a infraestrutura necessária para desenvolver o seu trabalho.

Entende o ministro que esse profissional da pesca deve ter todo o assessoramento para o bom desempenho de sua atividade e assim o peixe possa estar sempre bem acessível.

Helder Barbalho destaca a importância da parceria com a prefeitura de Santarém, “estando o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) pronto a colaborar para que o projeto do Centro Integrado de Pesca Artesanal seja concretizado”, propõe. 

Questionado a respeito da produção pesqueira da Amazônia Helder enfatiza o estado do Pará, como um dos maiores produtores da pesca artesanal.

O ministro defende um conjunto de esforços entre as prefeituras, governo do Estado, com o apoio do Ministério da Pesca, o Pará torne-se estrategicamente altamente produtor da pesca artesanal e a pesca extrativa.

O Prefeito Alexandre Von, destacou que outro grande benefício que o município e sobretudo a classe de pescadores recebem é o Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR), constituído pela Prefeitura de Santarém, com recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Trata-se de um investimento na ordem de 2 milhões 375 mil reais. “A prefeitura fez a desapropriação de imóveis nas proximidades do Mercado de Santana. A contrapartida com  a desapropriação da área para ser construído o centro custou 285 mil reais. E quem vai ganhar com isso são os pescadores que vão agregar valores aos seus produtos para gerar  mais renda e qualidade de vida para suas famílias”, avaliou.

Para Jander Ilson Pereira, diretor de patrimônio da Colônia de Pescadores z-20, que acompanhou a visita da comitiva do Ministro Helder Barbalho às obras do Centro Integrado de Pesca Artesanal, destaca o empreendimento como um fato histórico aos pescadores.

Segundo ele, com a implantação do centro, vai ser possível para os profissionais da pesca gerenciar e comercializarem a produção e venda do pescado. “Isso, além de aumentar a renda do pescador, vai proporcionar uma melhor qualidade de vida para sua família”, assegura.  

Previsão de conclusão - O diretor geral do Núcleo de Gerenciamento de Obras, da município de Santarém, Geraldo Bitar responsável pela construção do Centro Integrado de Pesca Artesanal (CIPAR), ora em andamento, informou que ainda não há uma data prevista para a conclusão das  instalações, mas acredita que todo o trabalho deverá ser finalizado em um período de quatro a cinco meses. “Essa é a expectativa”, prevê Bitar.

Ascom/C.M.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo