quarta-feira, 27 de maio de 2015

Vereadores denunciam: Negligência médica foi a causa da morte de uma criança no Pronto Socorro Municipal

Comissão de saúde da Câmara acolhe denúncia de negligência médica

Falta de um bom atendimento médico da rede do Sistema Único de Saúde, resulta na morte de uma récem-nascida em Santarém.

 

Na manhã desta terça-feira, 26/05, os vereadores Dayan Serique (PPS) e Rogélio  Cebulisk (PSB) acolheram uma grave denúncia da senhora Daniele Rosa da Conceição, 27 anos, moradora da comunidade São José, no planalto santareno.  Dayan Serique que também é presidente da Comissão de Saúde da Câmara informou que o motivo da visita de Daniele foi denunciar a falta de atendimento médico especializado no Hospital Municipal de Santarém (HMS), o que resultou na morte da filha dela recém-nascida.

Daniele da Conceição afirma que teve uma gravidez tranqüila e que havia optado por um parto natural, já que no decorrer dos nove meses nada de anormal havia acontecido. Procurou então uma clínica especialista em ultrassonografias e constatou que o bebê estava em sofrimento, pois havia perdido líquido amniótico e precisaria de uma cesariana de urgência.

Daniele relata a negligencia no atendimento. “O médico plantonista do Hospital Municipal estaria fazendo aniversário e não poderia atendê-la no mesmo dia, pedindo para retornar na manhã do dia seguinte e que a fila de espera estava longa, com cinco mulheres com a bolsa estourada e mais um esfaqueado, esperando por cirurgia”.

Daniela informou também que falou com o diretor do Hospital Municipal e explicou os riscos que estava correndo, mostrou o exame e nada foi feito. No desespero Daniele procurou o Hospital e Maternidade Sagrada Família onde pagou por uma consulta o valor de 150 reais com o obstetra Elval Filho que entendeu a gravidade do caso, mas cobrou por um pacote de cirurgia e internação o valor de 2.600 reais. “Eu comecei a chorar, pois não tinha o dinheiro na hora, e o médico pediu que conseguisse e voltasse na manha do dia seguinte para fazer a cirurgia”, recordou.

De acordo com Daniele, a cesariana aconteceu no dia 15/05, porém a criança havia engolido fezes e urina dentro do útero, ocasionando numa forte infecção que a levou ao óbito oito dias após o nascimento.  

A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Santarém junto com os demais vereadores, solidários ao caso de negligência médica vão ouvir e apontar de quem foi a responsabilidade administrativa e diante disso, encaminhar a Secretaria Municipal de Saúde a denúncia. Em seguida a esses encaminhamentos serão ouvidos os médicos tanto do HMS quanto da Maternidade Sagrada Família, para que seja apurada a responsabilidade de cada um. A denúncia, segundo Dayan Serique será encaminhada também ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis e jurídicas, para evitar que situações como a da senhora Daniele não venha a se repetir.

Ascom/Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo