quinta-feira, 2 de julho de 2015

Paulo Rocha reúne prefeitos paraenses com o presidente do FNDE




Exibindo PNDE - PREFEITOS 008.JPG

O vice-líder do PT no Senado, Paulo Rocha (PT-PA), promoveu uma reunião de diversos prefeitos do Pará com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan Alencar para debater os programas do órgão que são voltados aos municípios, nesta quinta-feira (02), em Brasília.

Os prefeitos receberam informações e esclareceram dúvidas sobre a construção de creches, construção e reforma de escolas, merenda, transporte escolar, bibliotecas e o Programa de Ações Articuladas (PAR), que financia infraestrutura, recursos pedagógicos e a formação de professores.

Exibindo PNDE - PREFEITOS 037.JPG
O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) condiciona apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação à assinatura, pelos estados, Distrito Federal e municípios, do plano de metas Compromisso “Todos pela Educação”. Depois da adesão ao Compromisso, os entes federativos devem elaborar o Plano de Ações Articuladas (PAR). Em todos os 5.563 municípios, os 26 estados e o Distrito Federal aderiram ao Compromisso.

Participaram os prefeitos Francisco das Chagas Sá, o Cacau (São Miguel do Guamá), Valter Peixoto (Conceição do Araguaia), Pablo Genuíno (Rurópolis), além do vice-prefeito de Itapiranga, José Milesi e vários secretários municipais de educação.
Durante o encontro, segundo o senador Paulo Rocha, foi a partir da edição da Lei Ordinária nº 12.695/2012, a União, por meio do Ministério da Educação, está autorizada a transferir recursos aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, com a finalidade de prestar apoio financeiro à execução das ações do Plano de Ações Articuladas (PAR), sem a necessidade de firmar convênio, ajuste, acordo ou contrato. “O financiamento da educação, apesar desses problemas conjuntais, é uma prioridade do nosso governo”, afirmou Rocha. 

“Promovemos esse encontro para que os prefeitos paraenses fiquem mais perto da política educacional do Governo Federal. Sabemos que essa crise, de certa forma, impediu que os gestores se deslocassem para Brasília na busca de recursos ou de projetos para seus municípios. Por isso, atendendo a um convite nosso, o presidente do FNDE esteve aqui. Estamos sempre na busca de poder contribuir com o Pará e paraenses”, disse o senador.

Guia do PAR

A dinâmica do PAR tem três etapas: o diagnóstico da realidade da educação e a elaboração do plano são as primeiras etapas e estão na esfera do município/estado. A terceira etapa é a análise técnica, feita pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação e pelo FNDE.

Depois da análise técnica, o município assina um termo de cooperação com o MEC, do qual constam os programas aprovados e classificados segundo a prioridade municipal. O termo de cooperação detalha a participação do MEC – que pode ser com assistência técnica por um período ou pelos quatro anos do PAR e assistência financeira. No caso da transferência de recursos, o município precisa assinar um convênio, que é analisado para aprovação a cada ano.

Fiscalização

O PAR é supervisionado pela SEB/MEC e pelo FNDE. A sociedade também pode fiscalizar a execução dos projetos e, detectando alguma irregularidade, deve entrar em contato com o FNDE por meio da Central de Atendimento ao Cidadão (0800-616161), carta ou e-mail.



Fonte: Assessoria de Comunicação - Senador Paulo Rocha (PT-PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo