domingo, 6 de setembro de 2015

Morre o ex-governador Alacid Nunes. Estado decreta luto de três dias


Agência Pará de Notícias


Morreu na noite deste sábado, 5, no município de Soure, vítima de um infarto, o ex-governador do Pará Alacid da Silva Nunes. O corpo foi transportado para Belém na manhã deste domingo e estará sendo velado durante todo o dia no Palácio Lauro Sodré, prédio histórico que já foi sede do governo estadual e agora abriga o Museu do Estado. O governador Simão Jatene decretou luto de três dias em honra à memória do ex-chefe de Estado.

O ex-governador – que completaria 91 anos no dia 25 de novembro – passava o fim de semana em sua fazenda no Marajó quando, por volta das 22h, sentiu fortes dores no peito e nas costas. Socorrido por familiares, Alacid infelizmente não resistiu até o atendimento médico, que já fora providenciado pelo filho, Hildegardo Nunes, secretário estadual de Agricultura e Pesca. A fazenda fica a cerca de uma hora da sede do município.

Consternado pelo falecimento de Alacid, o governador Simão Jatene telefonou para o secretário Hildegardo para externar seus sentimentos tão logo soube do ocorrido. Jatene lembrou a presença de Alacid Nunes nas páginas da história do Pará e ressaltou a importância devida a quem consegue ser protagonista do seu tempo, como o próprio Alacid, que exerceu os cargos de prefeito de Belém, foi duas vezes governador do Estado (eleito na primeira e nomeado na segunda) e duas vezes deputado federal.

Trajetória
Antes de ser convocado para a vida pública pelo regime militar, em 1964, quando foi nomeado prefeito de Belém, Alacid Nunes fez uma carreira brilhante nas Forças Armadas. Formado pela Academia Militar das Agulhas Negras, Escola de Educação Física do Exército e Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro, Alacid Nunes foi comandante da Zona Militar Norte, em Recife, em 1960; secretário de Segurança no então Território Federal do Amapá, em 61; e de 61 a 64, de volta a Belém, onde nasceu, chefiou a 28ª Circunscrição de Recrutamento, foi delegado do Comando Militar da Amazônia e presidente da Comissão de Abastecimento Regional da VIII Região Militar.
Em 1965, um ano após ser nomeado prefeito de Belém, Alacid Nunes renunciou ao cargo para concorrer às eleições para governador do Pará. Elegeu-se pela UDN numa acirrada disputa que interrompeu o ciclo de poder do PSD. Governou o Estado de 1966 a 1971, afastando-se da política até 1974, período em que dirigiu a Fábrica de Cimento do Brasil S/A, em Capanema.
Voltou para ser eleito deputado federal e, quatro anos mais tarde, ser reconduzido ao Poder Executivo, governando o Pará pela segunda vez, de 1979 a 1983. A partir daí, só disputou novo pleito em 1990, elegendo-se novamente deputado federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo