quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Participe do III Chamado da Floresta que acontecerá nos dias 28 e 29 de outubro

O CHAMADO DA FLORESTA, assim ficou conhecido o movimento social  das populações  extrativistas ribeirinhas que nasceram e cresceram  nas florestas, nas beiras de rios e de lagos, onde  aprenderam com os seus antepassados  como usar estes  os recursos naturais  degradar e sem desmatar o meio ambiente em que moram.

         Sendo assim, essas populações adotaram a estratégia de convidar governos para dentro das comunidades, invertendo a lógica de ir para Brasília para pautar suas demandas por políticas para estes territórios O CHAMADO DA FLORESTA. O primeiro encontro foi organizado em 2011 e tinha por objetivo apresentar ao governo sua proposta de desenvolvimento. Temas centrais da plataforma de diálogos com o governo são organizados em quatro eixos estruturantes da realidade desses territórios: conquista e regularização dessas áreas, políticas econômicas para o desenvolvimento, programas sociais para a melhoria da qualidade de vida e gestão participativa dos recursos naturais e seus territórios.

          Comunidades tradicionais: São populações que nasceram e cresceram em florestas, lagos, beiras de rios, manguezais, campos e praias e que aprenderam com seus antepassados como usar estes recursos sem degradar e sem desmatar, muito antes da proteção ao meio ambiente se tornar uma preocupação da sociedade. Apesar dos avanços nas ultimas décadas, ainda existe grandes dificuldade de evidenciar suas especificidades aos formuladores de políticas públicas

O III CHAMADO DA FLORESTA será realizado este ano nos dias 28 e 29 de outubro dentro da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns no município de Santarém, Estado do Pará. Participe!!

Ana Carolina Maia
Jornalista Ambiental- ATER Extrativista
DRT-PA 2332

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo