sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Presidente da Câmara prestigia entrega do certificado município verde

Presidente da Câmara prestigia entrega do certificado município verde
Presidente da Câmara, Reginaldo Campos (PSB), esteve na manhã de hoje, 17/12, em solenidade realizada no auditório do CIAM (Centro de Informações Ambientais), prestigiando a entrega do Certificado Município Verde à Santarém. 

 Para Reginaldo Campos, esse fato significa uma conquista para o município de Santarém. Entende ser um desafio diminuir os impactos ambientais e produzir uma legislação eficiente, combatendo a ilegalidade e mantendo o uso do meio ambiente, de forma organizada e sustentável.
Segundo Campos, o Legislativo municipal aprovou recentemente dois projetos, que ele considera importante que contribuiu para que Santarém Pudesse Conquistar a certificação Município Verde, que foram: “A criação das taxas ambientais e o Plano Municipal de Resíduos Sólidos”
De acordo com Reginaldo Campos isso mostra o compromisso da Câmara com a preocupação dos mananciais, da floresta e dos nossos ecossistemas. Disse  ser  esse o papel da Câmara, estar vigilante e trabalhando fortemente, para combater qualquer tipo de ilegalidade ambiental e proporcionando assim, melhor qualidade de vida.
A posição da SEMMAPara o secretário municipal do meio ambiente, Podaliro Neto a repactuação do Termo de Ajuste de Conduta do programa ambiental com o cumprimento de suas metas, foi uma das características que identificou o município de Santarém, com a conquista da certificação “Município Verde”, conferido pela Secretaria Estadual Extraordinária do Programa Municípios Verde, que tem como secretário Justiniano Neto, que esteve no evento, fazendo a entrega da certificação.
Rebaixamento do desmatamento ilegal, identificação e autuação de fogos de desmatamento fossem monitorados e abertos processos de autuação e outro fator, foi o fato de 80% das propriedades rurais, já estarem devidamente cadastradas; pacto Ambiental pela Sustentabilidade, “também fez parte das metas que éramos obrigados a cumprir.
Podaliro destaca para o cumprimento das metas a parceria com órgãos de segurança, como Policias Militar e Federal e IBAMA. O secretário de Meio Ambiente, aproveitou a oportunidade do contato com a ASCOM/Câmara, para anunciar que o prefeito Alexandre Von, neste 17/12, está sancionando as leis das Taxas Ambientais e Plano Municipal de Resíduos Sólidos.
A posição do prefeito  – Para o prefeito Alexandre Von, a certificação município Verde é fruto do atendimento e do compromisso que o município firmou com o Programa Municípios Verdes. Disse que foi proposto um pacto pela sustentabilidade, que segundo Von, foi acatado por dezenas de entidades e instituições do município de Santarém.
Destacou também, o cumprimento das metas, entre elas a ultrapassagem em 80% do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e agora trabalha para o Licenciamento Ambiental Rural. Acrescenta o prefeito, que foi instituído um grupo de trabalho permanente de combate ao desmatamento ilegal no município.
“Fruto dessas ações todas, nós hoje estamos sendo certificado, como município verde do estado do Pará, o que muitos nos alegra”, enaltece Von.
Para o prefeito O Programa Municípios Verdes é uma ação inovadora aplaudida nacional e internacionalmente, de iniciativa do governo do Para.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo