segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Distrito do Arapixuna é oficialmente instalado


“Começa uma nova era para essas 31 comunidades que fazem parte do distrito, uma agenda de orçamento já esta pronta apara trazer benefícios para essa população”.

A Câmara Municipal de Santarém, por meio dos vereadores, participou na última sexta- feita, 29/01, da implantação do Distrito de Arapixuna e da nomeação do agente distrital. A solenidade contou com a participação de Reginaldo Campos e Rogélio Cebuliski (PSB); Maurício Corrêa (PSD); Júnior Tapajós (PMDB); Gerlande Castro e Ney Santana (PSDB); Marcela Tolentino (SDD); Henderson Pinto e Erasmo Maia (DEM); Emir Aguiar (PR); Geovani Aguiar (PSC) e Ivete Bastos (PT), além do Prefeito Alexandre Von; Secretária de Administração Ana Macedo e o chefe da Casa Civil do Governo do Estado José Megale.

O novo distrito conta com 31 comunidades e sua sede será em Arapixuna, onde o agente distrital irá receber demandas e encaminhamentos para levar ao Prefeito de Santarém. Dona Maria da Silva fala que “Arapixuna lutou por anos para se tornar distrito e agora nosso sonho se realizou”.

O Presidente da Câmara Reginaldo Campos comentou que essa foi uma luta de todos os 21 vereadores e que se sente honrado de participar da solenidade de implantação do distrito e que vai mediar junto ao Prefeito a implantação de uma delegacia e um cartório civil que são as principais demandas da comunidade. Campos ainda relata que o distrito de Arapixuna foi o primeiro criado dentro do ordenamento jurídico do município.

O vereador Emir Aguiar que sempre esteve à frente da luta pela criação do distrito relata que essa conquista foi fruto de anos de espera, que começou em 2011 na gestão do presidente Henderson Pinto e teve sua implantação em 2016. Emir parabeniza todos os vereadores que apoiaram a causa e as comunidades pela conquista do distrito.

A vereadora Ivete Bastos (PT), moradora da área, disse que, com a implantação do distrito estará chegando dias melhores às comunidades da região do Arapixuna. A vereadora vê também a possibilidade de realização anseios antigos em diversos aspectos, por meio das políticas públicas melhoradas, nas áreas da infraestrutura, educação, saúde entre outros. Para Ivete o distrito sempre será uma ponte de ligação entre os comunitários e o poder executivo em seus diversos níveis.

Outro vereador que lutou pela criação do distrito foi Henderson Pinto (DEM), cuja luta da região do Arapixuna teve início no seu mandato como presidente da Câmara de Santarém. Henderson diz que sempre foi favorável a criação de distritos, que é uma forma do poder central do município chegar mais perto da população. Henderson enfatizou a alegria de vivenciar esse momento festivo de criação e instalação do Distrito e deseja que mais benefícios sejam levados para a região, para que a população local possa colher os frutos que tanto almejou.

Para o chefe da Casa Civil José Megale, “a implantação do distrito de Arapixuna é um marco para a população que conseguiu se unir em prol de um objetivo comum”. 

Megale relatou ainda a participação efetiva e a junção dos poderes executivo e legislativo para a chegada da implantação, e que esse foi o primeiro grande passo, mas ainda tem muito trabalho diante das 31 comunidades que fazem parte do distrito.

O Agente distrital escolhido foi o senhor Joaquim Teixeira que era presidente do comitê pela criação do distrito. Ele fala que essa conquista foi fruto de uma luta árdua que durou anos, e que a implantação foi o primeiro passo, agora vem às demandas urgentes como a implantação de uma polícia na comunidade, um cartório e a infraestrutura não só da vila, mas das comunidades que fazem parte do distrito. “Me sinto honrado de ter sido escolhido o agente distrital, e estarei de portas abertas para ouvir a população e ser a ponte entre a comunidade e o prefeito para trazer melhoria para nossa região”, finalizou Joaquim.

O Prefeito Alexandre Von fala que foi um avanço importante a instalação do distrito e que a partir de agora sucede uma série de ações e investimentos em vários seguimentos, como o poder judiciário que cabe instalar um cartório de registro civil e nomear um juiz de paz para atender a região, o poder executivo do Estado a quem cabe implantar um destacamento da Polícia Militar para cuidar da segurança pública do distrito, a prefeitura municipal que já tem uma agenda de investimentos previstos para região como a instalação de um porto e a melhoria das estradas que ligam essas 31 comunidades entre outras.

Von diz ainda que não tem dúvidas que essa será uma nova era onde trará somente benefícios a essa região e tudo isso será possível com a instalação dentro da lei do distrito do Arapixuna.

Fonte: ASCOM/C.M.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo