quinta-feira, 31 de março de 2016

PCdoB recebe novos filiados e debate democracia e meio ambiente no dia do golpe de 64


Em evento que acontecerá, hoje à noite, a partir da 19h00 na sede da Associação de Moradores do bairro Jardim Santarém (Rua Verbena, próximo ao posto de saúde), o Partido Comunista do Brasil - PCdoB, relembra o golpe militar de 1964 que deixou marcas profundas na história do país e comemora o aniversário do partido, que completou 94 anos de história no Brasil (25/03) e 9 anos em Santarém (28/02).

Filiados e simpatizantes participarão do evento que terá palestrantes convidados como o vice-reitor da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) Anselmo Colares e o padre Edilberto Sena. O tema do debate será "A Democracia e o Meio Ambiente precisam de caras novas como a sua".

História -  Fundado em 25 de março março de 1922, o PCdoB fez parte do ambiente de mobilizações democráticas e renovação cultural que influenciaram classes populares e a intelectualidade da época num acontecimento que está inscrito na mesma cadeia de eventos do qual fizeram parte a greve geral de 1917, a Semana de Arte Moderna de 1922 e as revoltas tenentistas democráticas, entre elas a Coluna Prestes.

Em Santarém, o PCdoB passou a existir a partir da nomeação de sua primeira Comissão Municipal, no dia 28 de fevereiro de 2007. Atualmente é presidido pelo jornalista Jota Ninos e tem cerca de 300 filiados, tendo participado com candidatos próprios nas eleições municipais de 2008 e 2012, e nas estaduais de 2010 e 2014, e contribuído na eleição de vereadores e deputados das coligações em que participou.

O partido dialoga atualmente com lideranças do PSOL e da Rede Sustentabilidade, para a formação de uma Frente Popular que represente a uma via alternativa, no atual quadro político local que poderá ter um segundo turno para definir quem comandará a Prefeitura a partir de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo