sexta-feira, 15 de abril de 2016

Santarém ultrapassa meta dos Programas “Se Liga” e “Acelera Brasil” sobre correção de fluxo  


Os dados divulgados pelo Instituto Ayrton Senna, mostram excelentes resultados de correção de fluxo com relação a alfabetização dos alunos de 3º ao 5º ano das escolas da rede pública municipal que estavam com distorção. Em 2014 as turmas que compõem o Programa “Se Liga” apresentavam 87% de aprovação, saltando para 95,1%, ou seja, superou a meta que é de 95%. E o “Acelera Brasil”, em 2014 passou de 79,5 para 96,9% de alfabetização em 2015.

A Coordenadora Municipal de Correção de Fluxo, Crizolita Paranatinga de França, comemorou o sucesso dos programas do Instituto Ayrton Senna, que apresentam uma metodologia inovadora para a correção de fluxos.

“É importante ressaltar que nós trabalhamos os princípios dos programas, como o resgate da autoestima e a valorização do aluno. A partir daí os alunos estarão abertos a aprendizagem e a assim vamos melhorar a qualidade da educação no município, eliminando a distorção entre idade e série. Para fazer parte dos programas o aluno precisa ter um total de 100% de frequência, de livros lidos e trabalhos feitos”, explicou.

De acordo com a gerente sole do Projeto Instituto Ayrton Senna, Rita de Cássia Paulon, o grande desafio a partir de agora é trabalhar com as turmas de rios que possuem turmas multisseriadas.

“As turmas multisseriadas são as que mais tem alunos com distorção. Por esse motivo o comitê gestor responsável pelo programa deverá implementar os dois programas nas turmas multisseriadas de rios, de várzea e planalto, caso haja necessidade. A formação acontecerá em agosto deste ano para dar continuidade as ações estratégicas, com intuito de melhorar a aprendizagem nas turmas de 6º ao 9º ano”, concluiu.

 

Santarém- Os programas estão implantados no município desde 1997, na época em fase experimental, contemplava 10 turmas. Atualmente existem 42 turmas, com 875 alunos envolvidos nos programas, sendo 297 do Se Liga e 578 do Acelera Brasil, vinculadas a 37 escolas no município. Alunos do Se Liga são alunos não alfabetizados e os alunos do Acelera Brasil, são alunos alfabetizados, na faixa etária de 10 a 14 anos, mas que não estão na série com idade certa.

PMS/SEMED/CCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo