sexta-feira, 1 de julho de 2016

Assentamento Eixo Forte realizará o XI Festival do Tacacá

A comunidade São Braz, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, localizada no quilômetro sete da rodovia Everaldo Martins (PA-457), que dá acesso à vila balneária de Alter do Chão, em Santarém (PA), realizará neste final de semana, nos dias 2 e 3 de julho, o XI Festival do Tacacá. Durante o evento, haverá a comercialização de produtos oriundos das atividades agroextrativistas dos assentados, com destaque para o tacacá.

Diversas apresentações artísticas e folclóricas estão programadas para o festival. A abertura do evento será neste sábado, 2 de julho, a partir das 18 horas, com uma cerimônia religiosa. No mesmo dia, haverá o concurso de rainha do tacacá 2016 e apresentações de carimbó.

No domingo, as atividades iniciam às 7h30, com o café da manhã regional, e se estendem até às 21 horas. Ao longo do dia, haverá apresentações musicais, bingo e apresentação da nova rainha do tacacá.

O festival já é tradição no município de Santarém. Todos os anos, reúne mais de três mil pessoas. O lucro é todo revestido para a melhoria da infraestrutura da comunidade, que começa a organizar as atividades para o festival do tacacá com quatro meses de antecedência.

Na organização do festival, a comunidade São Braz conta com o apoio direto de uma organização contratada pelo Incra para o serviço de assistência técnica e extensão rural, a Consulte. “A Consulte é companheira nossa, de toda a região. Eu valorizo o trabalho deles, eles nos incentivam. Ajudam a fazer os cartazes, os banners…”, afirma Ana Pedroso Peixoto, 71, presidente do Conselho da comunidade São Braz.

Como chegar a São Braz

A comunidade fica a oito quilômetros da área urbana de Santarém e o acesso se dá pela rodovia Everaldo Martins. Todos os ônibus da empresa de transportes coletivos Eixo Forte passam por São Braz, das linhas identificadas como Cucurunã, Irurama e Alter do Chão. Os ônibus, que normalmente param de circular às 22h30, irão rodar até meia-noite por ocasião do festival.

Confira a programação

2 de julho de 2016

18h – Abertura com cerimônia religiosa, com participação do grupo da Folia de São Braz
19h – Pronunciamento das autoridades
19h45 – Concurso Rainha do Tacacá 2016
20h30 – Apresentação do grupo folclórico Conquista de Carimbó
21h – Apresentação de danças folclóricas convidadas

3 de julho de 2016

7h30 – Tradicional café da manhã regional
12h – Venda de almoço com comidas típicas
14h – Música ao vivo com forró Sacana (Balneário Nosso Encontro)
16h30 – Apresentação da Rainha do Tacacá 2016
17h – Sorteio do Bingão Tradicional do Festival
18h – Encerramento com o show da Banda Pegada do Forró.

Assessoria de Comunicação Incra Santarém
Alanda Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo