domingo, 28 de agosto de 2016

Acusação convida 30 pessoas para sessão com Dilma no Senado


Presidente afastada prestará depoimento na próxima segunda-feira (29). Entre os convidados da defesa, estão o ex-presidente Lula e 18 ex-ministros.

Por Fernanda Calgaro

Do G1, em Brasília

A advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, divulgou neste domingo (28) a lista de convidados da acusação para acompanhar o depoimento da petista no Senado nesta segunda-feira (29). Conforme o G1 adiantou.

Dilma terá 30 minutos para fazer um pronunciamento em defesa própria, tempo que poderá ser estendido a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowki, que comanda os trabalhos. Em seguida, ela será questionada pelo senadores, mas poderá escolher quais responder.

A relação da acusação, com 30 nomes, prioriza representantes de movimentos sociais e inclui Maria Lucia Pereira Wilken Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment ao lado de Janaína e do advogado Miguel Reale Júnior.

A acusação chamou ainda as advogadas Beatriz Kicis Torrents de Sordi e Claudia de Faria Castro, autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No pedido entregue ao Senado, elas argumentaram que Janot também deveria ter pedido, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma por suposta tentativa de obstrução às investigações da operação Lava Jato, quando a petista enviou um termo de possa para Lula chefiar a Casa Civil.

Segundo Janaína, a maioria dos nomes da lista foi indicada pela sociedade civil. "Os movimentos indicaram 27 pessoas, as demais foram apontadas pela assessoria dos senadores", afirmou ao G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo