quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Secretário participa de reunião com indígenas do Rio Tapajós

 Por Tiago Pegon

Na ocasião o secretário discutiu com lideranças indígenas e representantes do MPF melhorias no atendimento básico de comunidades entre os DSEI Guamá-Tocantins e Rio Tapajós
O secretário especial de Saúde Indígena, Rodrigo Rodrigues, acompanhou na última segunda-feira (19), em Santarém (PA), uma reunião junto aos povos indígenas das localidades às margens do rio Tapajós e representantes do Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e secretarias de saúde de Santarém e Belterra (PA).
As reivindicações dos índios se dão sobre a dificuldade de atendimento de saúde básica na localidade, pois vivem em áreas que não são demarcadas oficialmente, dessa forma, não pertencem a nenhum dos dois Distritos Sanitários de Saúde Indígena (DSEI) da região, no caso o de Guamá-Tocantins e Rio Tapajós.
Para resolver o impasse a SESAI elaborou um plano de ação emergencial para realizar o atendimento a todos os índios que se encontram neste território. Entre as ações já desenvolvidas, está a ampliação do diálogo entre as lideranças para idealizar formas de atendimento e o cadastramento in loco para mapear a quantidade exata de pessoas e adequar o número de equipes de saúde. A população dessa região é estimada em mais de 5 mil pessoas, de 13 etnias distintas.

Rodrigo Rodrigues, junto aos indígenas presentes, apresentou algumas propostas. “Já está sendo feita o cadastramento das famílias indígenas, e já apresentando formas de atuação por meio do plano emergencial, que entre eles, podemos construir uma espécie de Unidade de Saúde Indígena (UBSI), por meio de contêiners equipados, de implantação rápida, que atende as demandas da comunidade”, destacou.
Ainda segundo o secretário, um plano de trabalho envolvendo outras entidades indígenas, comunidades da região, e entes federativos como o próprio ministério da Saúde, da Justiça, do Planejamento, Ministério Público Federal e FUNAI, podem unir forças para uma resolução de demarcação e atendimento básico de saúde de qualidade.

NOVA CASAI


Aproveitando a visita do secretário da SESAI, o DSEI Rio Tapajós realizou a entrega oficial, neste último domingo (18), da Casa de Apoio a Saúde Indígena (CASAI) de Santarém (PA). O local vai atender a comunidade indígena da região que vão até a cidade para realização de consultas, exames e atendimento médico de média e alta complexidade.

Fonte:Portal Saúde





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo