sexta-feira, 28 de outubro de 2016

CFR de Belterra e Ufopa unidas na capacitação da juventude rural

Encerra hoje (29-10) a 7ª alternância da Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra nas dependências da Ufopa, Campus Tapajós, em Santarém. 29 alunos do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, oriundos da zona rural de Belterra e Mojui dos Campos, recebem formação técnica para atuarem em suas comunidades no fortalecimento da produção familiar.  A Ufopa é parceira da iniciativa através do Projeto de Extensão Apoio ao Fortalecimento da Pedagogia da Alternância coordenado pelos Professores Danielle Wagner e Elvislley Chaves. Os alunos permanecem na instituição até o dia 29 de outubro.

Segundo o presidente da CFR Marcos de Almeida, a parceria entre as instituições tem sido importantes na conclusão do curso. “Nesses vinte dias tivemos aulas nos laboratórios da universidade, professores em várias disciplinas, além da visita a Fazenda da Ufopa. É um incentivo para que os alunos possam conhecer como funciona já que muitos deles farão o Enem e poderão entrar na universidade” concluiu.

Desde o dia 12 de Agosto foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas nas áreas de manejo de solos, agropedologia, tecnologias de alimentos, avicultura, olericultura e irrigação. Estas e outras atividades foram ministradas por professores da instituição, voluntários e outros parceiros da CFRB no decorrer do Tempo-Escola. Todas as disciplinas colaboram para que a juventude rural tenha novas perceptivas para sua formação e diminua a êxodo rural nas suas localidades.

O alojamento dos alunos acontece na Ong CEFT-Bam e a alimentação foi adquirida através das doações das famílias dos educandos, Avis Pará, Saúde e Alegria, Fetragri e da Prefeitura de Belterra. A próxima alternância está prevista para o período de 07 a 26 de novembro na cidade de Belterra.

A parceria com a Ufopa está em desenvolvimento desde 2015 tendo contribuído no planejamento e execução das alternâncias na Casa Familiar Rural. É que o modelo de ensino adotado nas CFRs prevê que o aluno alterne entre o estudo teórico na escola e a prática em sua propriedade. Isto possibilita maior conhecimento aos educandos e interação com a sua realidade garantindo cidadania. Para colaborar com a Pedagogia da Alternância a Ufopa também vai realizar a Especialização na área para capacitar os profissionais que hoje atuam nas CFRs.

Sobre a EC CFRB:
A Escola Comunitária Casa Familiar Rural de Belterra foi fundada em 2011 e já formou 41 técnicos em agropecuária. Ela está com 29 alunos em formação e tem previsão de formatura para o fim deste ano. O principal objetivo é qualificar a juventude do campo com novas técnicas de produção visando o fortalecimento das comunidades onde os alunos estão inseridos.

Ascom Casa Familiar Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo