segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Hoje é o Dia Municipal do Rádio!

Por Jota Ninos

Para quem não sabe, antes do maestro Wilson Fonseca (Isoca) descobrir no início dos anos 1980 (a partir de pesquisas junto ao Vaticano) a verdadeira data da chegada do padre Felipe Bettendorf por estas bandas (22/06/1661), para fundar a missão dos Tapajós que seria o ponto de partida para a criação de um novo grupamento populacional do período colonial (muito embora a civilização indígena já ocupasse o solo há séculos), Santarém comemorava como sua principal data o dia 24 de outubro, isso porque em 1848, neste mesmo dia, a antiga vila foi elevada à condição de cidade pelo governo da Província do Pará, em virtude de seu crescimento constante.

Cem anos mais tarde (1948), a cidade comemorou essa data como seu centenário de existência inaugurando a praça Centenário (mas que é mais conhecida como praça de São Raimundo), como parte dos eventos festivos que incluíram, ainda, a fundação da primeira emissora de rádio local, a Rádio Clube AM (hoje Ponta Negra AM). Neste dia foi transmitido um jogo de futebol entre uma equipe de Belém e outra de Santarém, no antigo estádio Elinaldo Barbosa (na esquina da travessa Turiano Meira com a avenida São Sebastião, hoje abandonado ,depois que foi comprado por vários grupos).

Com a instituição da data de 22 de junho (a partir de 1981) como data oficial de aniversário de fundação de Santarém, 24 de outubro passou a ser somente o nome de uma das principais ruas do bairro da Aldeia, que passa inclusive na praça do Centenário.

Em 1998, eu era assessor de comunicação da Câmara Municipal de Santarém e aproveitei minha movimentação nos bastidores para tentar dar um outro sentido à data. Elaborei um projeto e ofereci ao presidente da Câmara, o então vereador Mário Feitosa (PMDB), transformando a data no Dia Municipal do Rádio, em homenagem à fundação da primeira emissora de Santarém, 50 anos antes. O vereador resolveu apresentá-lo em plenário, sendo o projeto aprovado por unanimidade e depois sancionado pela prefeitura.

Mas a data tem sido pouco lembrada pelos colegas radialistas. Na verdade, só dez anos depois de instituída, em 2008, o Sindicato dos Radialistas, na gestão do companheiro Minael Andrade (Rural AM), realizou um evento junto com os acadêmicos de jornalismo do Iespes que foi a I Jornada de Comunicação do Oeste do Pará (I Jorcom) de 24 de outubro a 7 de novembro, marcando duas datas importantes para os radialistas: o Dia Municipal do Rádio na abertura e o Dia Nacional do Radialista, no encerramento da programação.

Portanto, parabéns a todos os colegas que trabalham no Rádio e na TV em Santarém, pelo dia de hoje: DIA MUNICIPAL DO RÁDIO, que precisa ser mais divulgado e comemorado pelo sindicato e pelas empresas. Afinal, são quase de 70 anos de comunicação radiofônica nesta região com as AMs Ponta Negra (1948), Rural (1964) e Tropical (1985) e as FMs Tapajós/94 FM (1980), Guarany (1981) e Princesa (2014), além das emissoras de TV: Tapajós (1979), Santarém/RBA (1988), Amazônia (1988), Ponta Negra (1988) e Encontro (1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo