sábado, 29 de outubro de 2016

ICMBio apreende 43 quelônios e trio é detido pela PF por crime ambiental


Responsáveis pelo transporte dos animais foram multados em 215 mil. ICMBio chegou até os trio após denúncia de liderança do Alto Tapajós.

Por Karla Lima

Do G1 Santarém


Segundo o ICMBio, os animais estavam sendo transportados em condições precárias (Foto: ICMBio em Santarém/Divulgação)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu na madrugada deste sábado (29), 43 quelônios da espécie tartaruga da Amazônia em uma embarcação próximo a Praia do Carapanari, em Santarém, oeste do Pará. Três pessoas que eram responsáveis pelo transporte dos animais foram detidas pela Polícia Federal e multadas em R$ 215 mil pelo crime ambiental.


Embarcação onde os animais eram transportados
(Foto: ICMBio em Santarém/Divulgação)

De acordo com o chefe da Resex Tapajós-Arapiuns, Maurício Santamaria, a equipe do ICMBio recebeu a denúncia de venda dos animais na tarde de sexta-feira (28) e seguiu ao encontro da embarcação.  “Ao realizar vistoria na embarcação, constatamos a existência  de 43 quelônios. Os animais estavam sob maus tratos , a maioria dentro de um freezer extremamente apertado e coberto por lona e algumas num tipo de transporte comum que utilizam  que é debaixo das estivas, misturado com um pouco de óleo e aquela agua suja. Numa condição muito precária’, explicou.

Os responsáveis pelos animais deverão responder pelo crime ambiental.  “Eles vão receber dois processos: um processo administrativo que tramita aqui dentro do ICMbio.  Esse processo previu a apreensão dos animais. E multa de 5 mil reais por animal o que totaliza 215 mil reais e nesse momento foi lavrado flagrante junto a PF onde vão responder pelo  rime, que é transportar o animal sem a devida licença”, informou Santamaria.

Os animais estavam abatidos e precisaram ser levados para o ZooFit onde passarão por avaliação.


Tartarugas foram levadas para avaliação no ZooFit (Foto: ICMBio em Santarém/Divulgação)

Crime
De acordo com a Lei de Crimes Ambientais Matar, está sujeito a sanções penais e administrativas quem perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.


43 quelônios da espécie tartaruga da Amazônia foram apreendidos (Foto: Maurício Rebouças/TV Tapajós)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo