segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Prefeitura de Belterra firma parceria com Ama Brasil e COSANPA para exploração do Aquífero Alter do Chão


Segundo a COSANPA , deverão ser construídos poços profundos, no Aquífero Alter do Chão, para melhorar a qualidade de vida da população de Belterra.

Em reunião realizada na última sexta-feira, 13, a Prefeitura de Belterra firmou parceria com a Organização de Desenvolvimento Cultural e Preservação Ambiental (Ama Brasil) e a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), para a implantação de um projeto de exploração do aquífero Alter do Chão.
A reunião contou com a presença do vice-prefeito de Belterra, Davirley Sampaio (PSDB), o titular da Coordenadoria de Planejamento (COPLAN), Valdemar Sanches, os vereadores Ulisses Medeiros (PSDB) e Jonas Palheta (PSD), além do representante da Ama Brasil de São Paulo, Luiz Felipe Moura e o Gerente Regional da COSANPA, Sérgio Campos.

O projeto prevê melhoria no abastecimento de água na cidade de Belterra, com a construção de poços profundos no maior aquífero do mundo.

O vice-prefeito de Belterra, Davirley Sampaio ressaltou que a reunião fez parte de um compromisso firmado com a população de Belterra. Ele destacou que a Ama Brasil está intermediando junto ao Governo do Pará e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o recurso no valor de R$ 4,4 milhões, para ser aplicado no sistema de abastecimento de água, em Belterra.
“Firmamos a parceria para trazer investimentos para a Belterra. Fomos com o representante da COSANPA para poder oficializar a parceria, para que a estatal possa fazer em Belterra um diagnóstico e um plano de estudo, para que o recurso venha. Para isso devemos estar juntos com a Ama Brasil e o Governo do Estado, para que a gente possa desempenhar logo, uma ação paliativa para a melhoria urgente do abastecimento de água. Depois deveremos fazer um projeto macro, para resolver definitivamente o problema de falta de água em Belterra, com a construção de poços profundos”, disse Sampaio.

PROJETO: O representante da Ama Brasil, Luiz Felipe Moura revelou que a Organização já tem um projeto de tombamento do Centro Histórico de Belterra, onde já começou fazer investimentos e a recuperação de alguns imóveis, como duas caixas d’água.
“Para o sistema de abastecimento de água temos ido junto a Cosanpa, para viabilizar apoio para a destinação do recurso do Governo do Pará, para Belterra. Isso é uma contrapartida que o Governo do Estado está entrando, pelo investimento que vamos trazer na área de patrimônio. A contrapartida deve ser imediatamente repassada para a COSANPA, para fazer as benfeitorias no sistema de água. O papel da Ama Brasil é com o patrimônio histórico, com a recuperação de duas caixas d’água. Já a ligação da rede para chegar as casas, isso é com a Cosanpa”, explicou Luiz.

MELHORIAS: O gerente regional da COSANPA, Sérgio Campos, lembrou que no ano passado, já havia participado de um encontro com  prefeito de Belterra, Jociclélio Macêdo, para tratar de melhorias no sistema de abastecimento de água “Tivemos uma reunião no ano passado, com o Dr. Macêdo com o vice Professor Davirley e toda a equipe dele e já víamos a possibilidade de que a COSANPA  poderia dar apoio e fazer o diagnostico, com viabilidade técnica, porque é muito bom o prefeito entrar com pé direito, já se preocupando com uma das questões que é principal na vida dos seres humanos, que é o abastecimento de água”, assegurou campos, reforçando que a COSANPA está a disposição da Prefeitura de Belterra, juntamente com a Ama Brasil.“Belterra tem potencial turístico e produtivo no setor primário e na agricultura. A nossa primeira participação vai ser melhorar o abastecimento e fazer um macro projeto, para a população ser beneficiada, já pensando na grande expansão que deve ser feito”, adiantou. 

Ele reafirmou que a COSANPA tem interesse em melhorar a qualidade da água que vai ser servida a população de Belterra com a construção de poços profundos, no aquífero Alter do Chão. “Hoje, a capitação que tem em Belterra é com água bruta de igarapé. Estamos fazendo um projeto para chegar no Aquífero Alter do Chão, que só a COSANPA pode chegar e explorar. No Aquífero temos 98,9% de água mineral. Vai ser uma excelente qualidade de água que vai ser servida para a população, melhorando, inclusive, a saúde dos munícipes”, garante Campos.

Com informações da ASCOM/PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo