sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Comunidade de São Jorge terá médico de segunda a quinta-feira.

O prefeito do Município de Belterra, Jociclélio Macêdo (DEM) esteve no início desta semana (01/02) na comunidade de São Jorge para apresentar e dar boas- vindas a médica cubana Janet Morales Barban que irá atender os moradores das comunidades de São Jorge, na região da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163).

Além da recepção da médica, os comunitários tiveram a presença do vereador Ulisses Medeiros (PSDB) e da coordenadora da Saúde Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Belterra, Sarah Simone Silva de Oliveira, que acompanharam o prefeito Macêdo na visita até São Jorge.

Simone apresentou aos belterrenses, a profissional contratada, por meio do Programa Mais Médicos, que irá atender os moradores de São Jorge e comunidades da BR 163. De acordo com a Secretaria de Saúde, a médicas irá atender os pacientes tanto nas Unidades Básicas de Saúde quanto nas comunidades mais distantes.

Belterra foi contemplada com duas medicas cubanas: Janet Morales Barban e Janeisis Suarez Zarraga, que chegaram no dia 28 de janeiro deste ano, e iniciaram suas atividades no dia 01 de fevereiro. “As médicas vão ficar na sede do município, e de segunda a quinta-feira, vão fazer os atendimentos nos postos de saúde e também nas famílias que moram em locais distantes”, explica Simone Oliveira. Ela acrescentou ainda, que um grande número de famílias vão ter a oportunidade de ter atendimento médico garantido por cerca de três anos. “Teremos médicos fixos sem ter aquele receio de quererem atender os pacientes somente dentro de um consultório fechado. Agora, esses profissionais vão atuar no campo, para que o sistema de saúde pública chegue mais próximo dos moradores das comunidades distantes do centro da cidade”, ressalta Simone.

O outro benefício, segundo ela, será o descongestionamento do Hospital Municipal. “Por exemplo, a Comunidade de São Jorge fica distante para as pessoas procurarem atendimento médico no hospital da cidade. Quando chegam aqui às vezes não tem mais vaga. Agora vai ter um atendimento certo, de segunda a quinta-feira, numa média de 20 consultas por dia tanto na unidade da vila quanto nas comunidades”, garante Simone, reforçando que a Unidade de Saúde Básica de São Jorge já está contando com os serviços de uma Enfermeira, uma Técnica em enfermagem e uma Médica.

“Já temos uma ambulância equipada que também vai atender a Comunidade de São Jorge brevemente”, revela.

Durante o encontro, o prefeito aproveitou a oportunidade com os comunitários para ouvir as demandas e as principais necessidades a serem desenvolvidas tanto em São Jorge quanto na região da Br. 163 já neste primeiro semestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo