segunda-feira, 13 de março de 2017

10 origens que você não conhecia por trás de expressões e provérbios populares


Quantas vezes por dia você costuma falar ou ouvir expressões populares com sentidos metafóricos? Você pode nem perceber, mas esse tipo de expressão é tão comum em nossa língua, que às vezes estamos utilizando com frequência sem nem parar para perguntar: de onde será que veio essa associação?

Graças a momentos históricos, crenças religiosas ou acontecimentos marcantes para uma época, palavras e expressões podem ganhar sentidos figurados que acabam se popularizando, ganhando discursos e conversas casuais. A verdade é que todas essas expressões surgiram de algum acontecimento que inspirou a utilização do novo tipo de expressar algum sentimento ou explicar alguma situação, que vamo mostrar para você, leitor da Fatos Desconhecidos.

Aqui estão algumas origens históricas por trás de algumas das expressões mais populares que fazem parte de seu dia-a-dia.

1 – Voto de Minerva

Na mitologia grega, acreditava-se que Orestes tinha recebido o direito a um julgamento depois de matar a própria mãe a pedido do deus Apolo. Depois que 12 cidadãos acabaram votando, a decisão ficou empatada. Foi então que eles decidiram consultar a deusa da sabedoria para proferir o voto de desempate. Na Grécia, a deusa era conhecida como Atenas, mas seu nome na mitologia romana era Minreva, o que acabou originando a expressão.

2 – Acabar em pizza

Quando se fala em política no Brasil, é normal dizer que “tudo acaba em pizza”, para falar sobre casos em que todo mundo escapa de acusações ou punições. O termo na verdade se originou no futebol, na década de 60. Depois que alguns cartolas do Palmeiras se reuniram para resolver problemas do clube, passaram por cerca de 14 horas em brigas e discussões sem solução. Com tanto tempo em reunião, decidiram pedir 18 pizzas para matar a fome e prosseguir a reunião. Com a descontração da refeição, o assunto foi esquecido e nada foi resolvido. O jornal Gazeta Esportiva publicou a manchete “Crise Do Palmeiras Termina Em Pizza” e a expressão ganhou força.

3 – Tintim por tintim

Quando uma coisa é descrita em seus mínimos detalhes, dizemos que está tudo explicado “tintim por tintim”. A expressão é utilizada tanto no Brasil como em Portugal e faz alusão ao tilintar das moedas quando caem. Tintim seria utilizado para o barulho de uma moeda única, então tintim por tintim faz referência ao fato de contar uma moeda de cada vez, para prestação de contas durante pagamento de dívidas.

4 – Casa da Mãe-Joana

A expressão que se refere a lugares que são uma verdadeira desordem se originou a partir da uma mulher que realmente se chamava Joana. A condessa de Provença e rainha de Nápoles, Joana I, regulamentou os bordéis de Avignon, em 1347. Foi aí que a expressão se tornou sinônimo de prostíbulos, evoluindo para sinônimo de zona e lugar bagunçado.

5 – Ficar à toa

A palavra toa originalmente se referia somente às cordas utilizadas por barcos durante o reboque de embarcações. Por disso, marinheiros que estavam no barco rebocando não precisavam cumprir muitas obrigações, já que a responsabilidade do controle ficava toda para o responsável pelo reboque. Por causa disso, diziam que eles estavam à toa, sem precisar de esforço. A expressão ganhou o sentido figurado ainda no século 17, em Portugal.

6 – Comprar gato por lebre

Vez ou outra a gente passa pelo apuro de achar que vai levar alguma coisa mas ser enganado e conquistar algo bem pior. Quando dizemos que estamos levando “gato por lebre” numa dessas situações, é em referência aos mercenários que vendiam gatos no lugar de lebre em tempos de guerra. Alguns historiadores acreditam que era comum utilizar gatos para retirar a carne e vendê-la como se fosse de lebres.

7 – Motorista barbeiro

O que tem a ver a profissão de cortar cabelos e barbas com a má direção? No século 19, era comum que os barbeiros oferecessem muito mais serviços além do corte, como tirar os dentes, remover calos e outros. Como faziam de tudo para conseguir uma renda extra e nem sempre eram profissionais da área, realizavam serviços mal feitos que passaram a servir como referência. A partir daí, os portugueses começaram a chamar serviços mal prestados de “coisa de barbeiro”. Apesar do termo ser originalmente português, no Brasil a associação com motoristas se tornou muito mais popular.

8 – Santinha do pau oco

A expressão se refere às pessoas que parecem boazinhas demais, quase como santas, mas na verdade não são nada disso. Ela surgiu ainda no século 18, quando contrabandistas de ouro e outras pedras preciosas utilizavam estátuas de santas vazias por dentro para transportar suas mercadorias. Para que os objetos pudessem rechear as estátuas, era preciso que elas fossem ocas.

9 – Lua de mel

Lua de mel é uma tradução do conceito em inglês, honeymoon. Durante a Idade Média, jovens recém-casados em algumas regiões da Europa celebravam a união consumindo uma bebida tradicional que recebia o nome de hidromel, pois levava o mel como um dos principais ingredientes de sua composição. O hidromel devia ser bebido pelo casal durante um ciclo lunar, ou uma lua, o que fez com que o nome honeymoon, ou lua de mel, fosse criado.

10 – Bicho de sete cabeças

Se a expressão “bicho de sete cabeças” é utilizada para classificar alguma coisa, já dá pra saber que é possível aguardar uma dificuldade daquelas. A expressão tem origem na lenda dos 12 trabalhos de Hércules, da mitologia grega. Dentre os desafios do herói, estava enfrentar uma serpente gigante que dava lugar a novas cabeças quando uma era cortada. Em vários versões, a hidra tinha sete cabeças, o que fez com que a expressão adotasse o número.

Já conhecia as origens dessas expressões? Sabe outras origens curiosas? Conte para a gente nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo