sexta-feira, 31 de março de 2017

A Coomflona (Cooperativa Mista da Flona Tapajós) está realizando, hoje, 31 de março, duas assembleias importantíssimas.

A primeira Assembleia, realizada pela parte da manhã, foi em caráter extraordinário, pois atualizou o estatuto da Coomflona, com a participação de 180 cooperados.

Conforme a advogada da Coomflona, Ana Nery Conrado, que ajudou a conduzir a Assembleia pela manhã, foram alterados pontos significativos do estatuto, um deles é o que aborda os objetivos gerais e específicos da cooperativa: “Nós temos outras atividades previstas para 2017, como a movelaria, a serraria e a produção de polpas e hortaliças, que não estavam contempladas no estatuto anterior. Essa alteração estatutária veio complementar o que já estava sendo previsto para 2017”.

Pedro Pantoja, coordenador operacional da Coomflona, ressalta também a importância de agora, pelo estatuto, estar previsto a produção e a comercialização de essencias florestais e a produção de polpas. “Tendo isso no estatuto, vai ter uma abertura, por exemplo, para a cooperativa construir um viveiro de mudas e finalmente poder comercializar essas mudas”, completa Pedro, que é oriundo de Jamaraquá, uma das comunidades da Flona Tapajós. Todos os 200 cooperados são oriundos de alguma comunidade da Flona.

E a outra reunião importante de hoje é a Assembleia Geral de 2017, para encaminhar e aprovar o planejamento estratégico e anual, e também a prestação de contas do ano anterior. Nesta segunda Assembleia, que está sendo realizada nesta tarde, haverá também a eleição e a posse da nova diretoria. Assim que sair o resultado da eleição, atualizaremos a notícia aqui nesta página.

Segundo Angelo Ricardo, engenheiro ambiental da Coomflona, “vários temas estão sendo tratados nessas duas assembleias, tanto no âmbito da cooperativa, como também naquilo que diz respeito aos interesses coletivos da Floresta Nacional do Tapajós. A cooperativa tem um grande participação nos anseios desta Unidade de Conservação, há toda uma história de lutas e resistência dos seus moradores. A cooperativa é hoje um dos instrumentos para desenvolver a geração de renda e  alcançar melhorias, de estradas, escolas, barracões comunitários - toda essa parte de infra-estrutura das comunidades que a cooperativa tem apoiado”.

Texto e fotos - Bob Barbosa - Assessoria comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo