segunda-feira, 27 de março de 2017

Cursos oferecidos pela Coomflona incentivam a mão de obra qualificada no manejo florestal

O incentivo à produção de peças de artesanato, por meio do Plano de Manejo, dentro da Floresta Nacional do Tapajós (Flona) virou marca registrada da Coomflona. Além da produção artesanal, outra forma de incentivo aos cooperados é a oferta de cursos de qualificação profissional.
Hoje, diversos cursos são ofertados aos cooperados da Coomflona, através de parcerias com empresas de qualificação profissional. Para auxiliar na formação dos comunitários, os parceiros realizam cursos básicos, com aulas práticas e teóricas para turmas de moradores da Flona.
Durante os cursos, são abordados temas como seleção de material para produção, uso e manutenção de máquinas e ferramentas, como calcular material necessário, custo e orçamento, além de secagem de madeira, confecção de peças e montagem de móveis, acabamento e lustragem, entre outros.
O operador de máquinas pesadas, Adelson Feitosa conta que fez um curso com incentivo da Coomflona e, que hoje contribui com a Cooperativa extraindo madeira de dentro da unidade de Conservação, através do Plano de Manejo Florestal.
“O Plano de Manejo da Flona veio só ajudar os comunitários. Pra gente, a iniciativa da Coomflona foi muito boa e melhorou muito a nossa vida. Cada vez mais nossa renda vai crescendo, e a cada ano que passa vai melhorando mais. A gente vai se aperfeiçoando no manejo e, com isso melhoramos a questão financeira”, revela Feitosa.
Ele aponta que na movelaria da Coomflona são fabricados moveis, portas, janelas, entre outros. “São produtos de origem florestal não madeireiros, que são fabricados dentro das comunidades”, diz Feitosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo