terça-feira, 28 de março de 2017

SEMSA REALIZA SEMANA DE COMBATE À TUBERCULOSE  

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Outras espécies de bactérias também podem causar a tuberculose. São elas: Mycobacterium bovis, africanum e microti.

A doença é transmitida de forma direta, de pessoa a pessoa, portanto, a aglomeração de pessoas é o principal fator de transmissão. A má alimentação, a falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica, também favorecem o estabelecimento da tuberculose.

 

Para combater a doença, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou na última sexta-feira (24), no auditório da FIT, a abertura oficial da semana de combate à tuberculose, com um curso de capacitação para médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. A programação continua até o dia 31 de março com busca ativa de sintomáticos respiratórios; Visita com informações a respeito da patologia; Observação dos sinais e sintomas e adesão ao tratamento.

A programação encerra nesta sexta-feira (31), com um curso de capacitação nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com o Tema: Tuberculose na Atenção Básica: O papel da equipe de Saúde na Prevenção e Diagnóstico Precoce.

Fonte: Semsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo