domingo, 14 de maio de 2017

Conselho de Segurança da ONU fará reunião de emergência após novo míssil da Coreia do Norte

O Conselho de Segurança das Nações Unidas fará uma reunião extraordinária na terça-feira (16) para debater o novo lançamento de míssil da Coreia do Norte, informa a mídia norte-americana. O encontro teria sido convocado pelos EUA e pelo Japão, que entrou com uma reclamação formal contra Pyongyang na entidade.

A Coreia do Norte fez mais um teste com míssil balístico na manhã deste domingo (14) e causou novas críticas das potências ocidentais.

Segundo as primeiras informações, o teste ocorreu às 5h30 (17h30 de sábado pelo horário de Brasília) e o míssil percorreu pelo menos 700 quilômetros, informou a agência de notícias sul-coreana Yonhap citando fontes militares.

Coreia do Norte fez mais um teste com míssil balístico na manhã deste domingo

O lançamento ocorreu próximo a Kusong City, na província de Pyongan do Norte, onde houve outro teste no dia 12 de fevereiro.

Essa foi a primeira fez que o ditador Kim Jong-un ordenou uma ação do tipo desde a posse do novo presidente sul coreano, Moon Jae-in, que mostrou a vontade de uma negociação política para a crise.

Por conta do novo teste, a embaixadora dos Estados Unidos nas Nações Unidas, Nikki Haley, afirmou que essa não é a maneira correta do ditador ter um encontro com Donald Trump, como uma representante do governo norte-coreano afirmou neste sábado (13).

Em uma entrevista à emissora "ABC", Haley afirmou que o teste de hoje é mais um ligado ao "estado de paranoia" do líder norte-coreano por conta dos exercícios militares feitos entre EUA e Coreia do Sul. Ela ainda afirmou que vai fazer mais pressão para novas sanções contra o país na ONU.

Com Ansa
Fonte:Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo