terça-feira, 23 de maio de 2017

Novo Conselho Municipal de Educação de Belterra Toma posse

Tomaram posse na tarde da última quinta-feira (18), os novos membros do Conselho Municipal de Educação de Belterra (Comeb), para o biênio 2017-2019.
A cerimônia ocorreu no ginásio da Escola Waldemar Maués, com a presença do Prefeito em exercício Davirley Sampaio (Vice- prefeito de Belterra), Secretário Municipal em exercício Professor Carlos Júnior (Coordenador-Semed), e demais representantes das categorias integradas ao Conselho do Comeb e Secretaria Municipal de Educação de Belterra – Semed. Logo após à posse, os novos conselheiros se reuniram para eleger, entre os novos membros, a diretoria executiva, tendo como presidente do Conselho Ângela Patrícia e Vice-presidente Ivanilson Porto Silva.
Segundo o Davirley Sampaio, Comeb é um grande avanço a sua permanência para o município, foram eleitos dois profissionais   experientes e capacitados que conhecem da normalização e a legislação educacional. “O Comeb é um conselho construtivo, normativo deliberativo para que a gente possa estar, regularizando nossas escolas junto ao Governo do Estado, Governo Federal, buscando melhorar a qualidade da educação e trazendo mais recursos para nossos educandários”. Disse Davirley.
O Vice- prefeito ressaltou ainda, que o Comeb possui um novo espaço público anexo a Coplan, com uma equipe técnica disponível pra atender todos os conselheiros e demais representações. Em seguida agradeceu também aos Conselheiros, pela disposição, cooperação e dedicação para o bom funcionamento do Conselho Municipal de Educação.
Para a Presidente do Comeb, Ângela Patrícia, estar na frente do Conselho com os demais conselheiros, significa a necessidade de ir em busca de melhorias para educação do município, além do incentivo aos profissionais da educação. “O Comeb como vai deliberar leis junto com a gestão do município, vamos caminhar junto buscando viabilizar aquilo que venha ser essencial para educação municipal”.Disse a Presidente.
O Conselho Municipal de Educação é legalmente instituído, da sociedade civil, tendo como responsabilidade defender os interesses da população junto às esferas públicas da cidade. Tem como responsabilidade, assessorar, normatizar, orientar, acompanhar e fiscalizar o sistema de ensino no município, atuando em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Governo municipal. É representado por pessoas de boa vontade que se propõem a participar e acompanhar as ações voltadas a melhoria da educação.
O órgão funciona como mediador e articulador da relação entre a comunidade e os gestores da educação municipal, fazendo apontamentos e dando sugestões a fim de decidir os rumos da educação do  seu município.
Segundo o Presidente da Comissão Eleitoral  Arcivando Nonato, o processo eleitoral foi constituído em 10 etapas, respeitando todo o processo de forma democrática. Foram convidados todas as representações públicas e privadas, escolas, sindicatos, movimentos sociais para participarem desse conselho, sendo convocadas 35 categorias representativas.
Segundo Arcivando, o Conselho Municipal de Educação de Belterra tem a missão de estar atento para os problemas e limitações que o poder público municipal enfrenta, buscando somar esforços com o objetivo de implantar e manter a rede municipal de ensino com qualidade cada dia melhor no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo