sexta-feira, 23 de junho de 2017

MATERIAL ARQUEOLÓGICO DA BALEIA MINK RETORNA AO CENTRO CULTURAL JOÃO FONA


A pedido da  Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), a montagem do esqueleto da baleia mink será feita pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)/Diretoria de Cultura Comunidade (DCC)/Instituto de Engenharia Geociências (IEG) e Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), na tarde desta quarta-feira (21), nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF), a partir das 15h30.

O titular da pasta da Cultura no município Luis Alberto Figueira explica. “O material da Baleia Mink estava depositado ICTAno Campus Amazônia e  agrega a coleção ictiológica, na responsabilidade do curso de biologia. No entanto, a demanda de solicitações de visitantes locais, regionais e internacionais é grande, no querer  ver o esqueleto e registar, algo inusitado na região oeste do paraense, a baleia espécie mink, oriunda de águas marinhas. E foi aceita pela Ufopa a realização da montagem e logo darmos visibilidade ao público no prédio público do Centro Cultural João Fona”, explicou. 

 

O trabalho de montagem está na responsabilidade do biólogo do ICTA Frank Ribeiro. “As peças da baleia mink passou por várias etapas até a montagem, desde o tratamento químico a realocação das peças. Participam desta execução 1 técnico e 4 acadêmicos. A previsão que a montagem seja concluída ainda nesta tarde”, explicou, Ribeiro.

 

O esqueleto da baleia Minke foi repassado a depósito da Ufopa no ano 2015 por conta reforma do Centro Cultura João Fona. A sala que vai receber já foi higienizada e será montada sobre suporte metálico. 

A baleia encalhou no Rio Tapajós em novembro de 2007, a aproximadamente 100 km de Santarém. Profissionais e moradores tentaram salvá-la, mas o animal acabou morrendo.

 

Com informações da Assessora de Comunicação Semc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo