sexta-feira, 16 de junho de 2017

Seu CPF está negativado no Serasa? Saiba o que fazer.

A melhor forma de limpar o seu CPF que está negativado é fazer um acordo com as empresas para as quais está devendo.

Estar com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) negativado no Serasa é um problema que impede o consumidor de ter acesso a recursos como empréstimos e financiamentos. Trata-se de um transtorno que pode prejudicar seriamente a vida da pessoa, uma vez que a maioria das lojas e bancos consulta o nome do consumidor no Serasa antes de liberar suas transações.

Como descobrir se o seu CPF está negativado pelo Serasa?

Conforme prevê a legislação, é obrigatório que as empresas informem o cidadão sobre as suas dívidas e proponha acordos antes de negativar o CPF dessa pessoa no SPC e Serasa. No entanto, se você tem dúvidas se o seu nome está nessas instituições, é possível consultar a sua situação sem sair de casa, utilizando a internet.

Há alguns sites que cobram uma taxa para que você possa consultar o CPF, enquanto outros permitem que o titular faça uma consulta gratuita. Porém, fique atento se optar por esse procedimento, pois há inúmeros vírus que circulam pela internet e você pode acabar infectando o seu computador com um deles. Cuidado com anúncios fraudulentos de sites que querem apenas captar o número do seu CPF.

Outra forma de descobrir se o seu nome está negativado no mercado é ir pessoalmente até uma das centrais de atendimento SPC ou Serasa. Nesses locais, é preciso levar apenas um documento original com foto e o CPF para realizar uma consulta gratuita. Além disso, também é possível solicitar a consulta por meio de uma carta com aviso de recebimento, enviando uma cópia do seu RG e CPF direto para o Serasa, que responde em cerca de 10 dias.

O que fazer quando o CPF está negativado?

Caso você faça a consulta e descubra que o seu CPF está negativado, o ideal é tentar fazer um acordo com as empresas para as quais você está devendo. Isso porque o seu nome só será retirado dessas instituições de crédito quando a empresa para a qual você deve der baixa na dívida e informar que você realizou o pagamento ou fez um acordo de pagamento (no qual você pode parcelar a sua dívida de diversas formas).

É importante estar atento às restrições do Serasa, principalmente porque você pode ser seriamente prejudicado quando o seu CPF está “sujo”. Entre os transtornos, estão: cancelamento de cartão de crédito e cheque especial em instituições bancárias, impossibilidade de alugar imóveis por intermédio de imobiliárias, impossibilidade de ter acesso a opções de crediários em lojas, a não liberação de financiamentos e até mesmo a impossibilidade de assumir cargos públicos através de concursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo