quinta-feira, 6 de julho de 2017

Apenas 29% dos eleitores de Santa Maria das Barreiras fizeram o cadastramento biométrico


Sistema biométrico - Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-Pa) realiza cadastro biométrico no município de Santa Maria das Barreiras desde o mês de junho. Mas até agora, apenas 29% da população apta a votar procurou o atendimento.

Santa Maria das Barreiras tem quase 14 mil eleitores, de acordo com os dados do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Mas até agora técnicos do TRE só atenderam um pouco mais de 4 mil (4.496) pessoas nos postos de recadastramento biométrico. O número é preocupante, já que o prazo para fazer o registro da impressão digital acaba no dia 28 de julho.

Para as eleições do ano que vem, os eleitores do município de Santa Maria das Barreiras serão obrigados a registrar o voto através da biometria. Quem não fizer a atualização terá o título de eleitor cancelado, o que pode resultar na perda de benefícios sociais como bolsa família e aposentadoria.

Moacir dos Reis, chefe do Cartório local, diz que a dificuldade de acesso às localidades rurais do município são muito grandes. “A maioria dos eleitores mora nos povoados distantes do centro. Por isso existe uma dificuldade de chegar a informação de que estamos realizando o cadastramento biométrico”, ressalta Moacir.

As equipes técnicas da Justiça Eleitoral estão com um posto de atendimento itinerante, até amanhã (07), no povoado de Serra Azul. E a partir de segunda-feira (10), o posto de recadastramento biométrico será instalado no Distrito de Casa de Tábua, onde permanecerá até o fim da ação, dia 28 de julho. A expectativa do TRE é atender 80% dos eleitores de Santa Maria das Barreiras.

 
"A digital de cada um faz a diferença"

A Biometria é um dos métodos mais seguros de identificação do indivíduo, pois cada pessoa possui características únicas nas pontas dos dedos, na digital. A modernização do sistema de votação garante uma eleição mais justa e diminuir a probabilidade de fraudes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo