terça-feira, 8 de agosto de 2017

Ministro Helder entrega mais 34 caminhões coletores de lixo para 30 cidades   


Vamos poder proporcionar limpeza adequada que a nossa população tanto precisa”. O relato é da prefeita Amanda Martins (PSDB), do município do Acará, localizado no nordeste do estado. A cidade está entre as 30 que foram contempladas com a entrega de mais 34 caminhões coletores de lixo, feita pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e a bancada de deputados e senadores do estado, no último sábado (5), em Castanhal. 

Os veículos foram garantidos pelo ministro Helder e adquiridos com recursos de emenda da bancada parlamentar, onde, desde maio deste ano, a comitiva de lideranças políticas paraense está percorrendo o Estado realizando a entrega dos equipamentos às Prefeituras. Amanda lembrou que as estradas vicinais do Acará já estão sendo recuperadas, graças à doação dos dois caminhões do ministério.

Em seu discurso, o ministro afirmou que o investimento é de mais de R$ 40 milhões, onde o Ministério da Integração está financiando 107 caminhões coletores de lixo, 46 caminhões-caçamba e 14 lanchas, totalizando 167 veículos que vão beneficiar mais de 5 milhões de pessoas, em 120 municípios do estado. Helder reforçou ainda o trabalho de união da pasta com a bancada federal. “Aqui ninguém está fazendo nenhum favor. O nosso povo precisa dessa prestação de contas e é por isso que continuarei trabalhando, me colocando à disposição da bancada e dos municípios, para fazer com que os investimentos possam chegar cada vez mais em nosso Estado, garantindo o desenvolvimento que tanto necessitamos”, disse. 

MUNICÍPIOS

Os equipamentos vão atender as cidades de Abaetetuba, Acará, Bagre, Bragança, Cachoeira do Arari, Cachoeira do Piriá, Cametá, Castanhal, Colares, Limoeiro do Ajuru, Mãe do Rio, Magalhães Barata, Maracanã, Marituba, Nova Esperança do Piriá, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Bárbara do Pará, Santa Izabel do Pará, Santa Luzia do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Miguel do Guamá, São Sebastião da Boa Vista, Terra Alta, Tracuateua, Tucuruí, Ulianópolis, Vigia e Viseu.

Castanhal, que tem aproximadamente 200 mil habitantes, foi contemplada com três caminhões coletores de lixo. Para o prefeito da cidade, Pedro Coelho (PPS), os equipamentos chegam para somar com as necessidades locais. “Com certeza, vai ajudar não só na limpeza da cidade, mas também nas finanças já que vamos economizar no aluguel das máquinas”, afirma o prefeito. 

EQUIPAMENTOS

 

Nas últimas semana, em Salinópolis, 19 cidades do nordeste do estado foram contempladas com 21 equipamentos. 16 cidades do oeste também receberam 24 caminhões coletores de lixo, em uma cerimônia realizada em Santarém. O mesmo ato aconteceu em Marabá, onde outras 20 cidades da região sul e sudeste foram beneficiadas com 25 unidades dos equipamentos. No total, 107 caminhões de lixo serão entregues a cidades paraenses. Já foram distribuídos também 46 caminhões-caçamba para 41 municípios. 

 

ARTICULAÇÃO

Já no próximo dia 12, em Breves, na Ilha do Marajó, será realizada a entrega de 14 lanchas para atender os municípios que possuem populações ribeirinhas. “Nós sabemos a dificuldade que os municípios passam e o quanto precisam destes equipamentos para melhorar a limpeza pública e as condições de sanidade e higiene”, afirma a deputada federal, Elcione Barbalho.

Outra emenda impositiva via Ministério da Integração Nacional, com a articulação da bancada, está programada para ser liberada em 2018, com mais uma etapa de equipamentos que serão distribuídos aos municípios paraenses. “Tenho acompanhado o ministro Helder no Estado. Temos que reconhecer que ele tem sido fantástico, porque além da capacidade administrativa e coordenação política, ele reúne deputados, senadores e prefeitos dos mais diversos partidos, com o único objetivo de ajudar o Pará”, reitera o senador Jader Barbalho.

Segundo o presidente da bancada paraense e deputado federal, Lúcio Vale, as emendas visam atender obras e serviços de caráter urgente e estruturante. No Pará, os recursos para a compra do maquinário são de emendas parlamentares da bancada relativas ao ano de 2016 e atribuídas ao orçamento do Ministério da Integração Nacional. “Esta é uma demonstração de que, unidos nós somos muitos mais fortes para beneficiar a coletividade como um todo. A bancada fica feliz por participar deste momento de celebração e esperamos que o povo entenda que este é o melhor caminho”, disse o deputado Nilson Pinto, do PSDB. 

Fonte: ASCOM HELDER BARBALHO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo