terça-feira, 17 de abril de 2018

Nova alimentação no Hospital Municipal de Santarém

Cozinha do HMS passou por mudanças na higiene, estrutura, cardápio e manuseio de alimentos.

A cozinha do Hospital Municipal de Santarém (HMS) foi completamente reestruturada. Durante o final de semana, ela recebeu novos equipamentos, como fogões, fornos, freezer, refrigeradores; além de redefinição dos processos de higienização, armazenamento e processamento dos alimentos. A estrutura física também recebeu melhorias. O piso foi trocado, foram instalados três novos exaustores, pintura interna, substituição da iluminação e parte da hidráulica. Também foram adquiridos carrinhos específicos para transporte das refeições, novas mesas e cadeiras para o refeitório.

Agora, as refeições são servidas lacradas e bem condicionadas para garantir o frescor e qualidade, evitando que haja contaminações. Antes da Unidade passar para a responsabilidade do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), as refeições eram servidas em bandejões, o que não é recomendado para o ambiente hospitalar.
Alimentação balanceada
O IPG também mudou radicalmente o cardápio. Agora, o HMS oferece variadas opções, preparadas de acordo com as necessidades de cada paciente. O cardápio está sob responsabilidade de um time de nutricionistas que leva em consideração a sazonalidade dos produtos da região.
Uma das nutricionistas da Unidade, Valda Gamboa, explicou que a equipe também se preocupa em fazer da alimentação um momento agradável para os pacientes. “Utilizamos estratégias gastronômicas para melhorar a aceitação alimentar, com opções e itens para realçar o sabor dos alimentos, preparações suplementadas e molhos gastronômicos”, informou.
Para o diretor técnico do Hospital, Dr. Itamar Júnior, a melhoria hospitalar engloba o quadro médico e também mudanças estruturais. “Uma alimentação melhor, respeitando os critérios dos órgãos fiscalizadores, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a recuperação do paciente. Além de melhorar o dia a dia dos funcionários e acompanhantes”, enfatizou.
No total, 21 funcionários atuam na cozinha do HMS – que também vai produzir as refeições para os pacientes e colaboradores da UPA 24 horas do município. Todos eles receberam treinamentos específicos para realizar o atendimento e garantir a qualidade no que é  oferecido. Serão 1.600 refeições produzidas por dia na cozinha, divididas entre desjejum, almoço, lanche e jantar.
Missão
As mudanças na cozinha do HMS também levaram em consideração a Missão do IPG de valorizar o mercado local, privilegiando os produtores de Santarém. Isso também ajuda a gerar trabalho e renda para as comunidades onde estão instaladas as operações do Instituto.
Fonte: Ascom HMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo