sábado, 12 de maio de 2018

Ministério Público denuncia médica pela morte de mãe de gêmeos em Santarém

Alice França faleceu em maio de 2017 (Foto: Reprodução/Facebook/Alice França)
Alice França faleceu em maio de 2017 (Foto: Reprodução/Facebook/Alice França)
O Ministério Público do Estado do Pará denunciou à Justiça, nesta sexta-feira (11), uma médica obstetra de Santarém, oeste do Pará. Caso aceita a denúncia, ela poderá ser julgada por homicídio culposo, pela morte de Alice Fernandes de França, que era servidora da Ufopa em Santarém. A vítima estava grávida de gêmeos e morreu em maio de 2017 após complicações no parto.
De acordo com a denúncia, foi instaurado um procedimento investigatório criminal para apurar a responsabilidade pela morte de Alice.
Após as complicações no parto, Alice França ficou mais de 10 dias em coma na UTI do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). Os filhos, Esus e Ester completam um ano de vida nesta sexta-feira (10).
Para os familiares de Alice, ter a denúncia oferecida e acatada pelo MPE é um passo importante para o “Caso Alice”, como ficou conhecida a história da mãe dos gêmeos.
Rogério Cruz e Alice França na reta final da gestão de Esus e Ester (Foto: Reprodução/Facebook)
Rogério Cruz e Alice França na reta final da gestão de Esus e Ester (Foto: Reprodução/Facebook)

Laudo aponta erro médico

A pedido do viúvo de Alice França, Rogério Cruz, foi realizada uma perícia com o prontuário da vítima e o perito concluiu que houve erro médico por parte da obstetra que realizou o parto dos gêmeos.
De acordo com o laudo, a médica deveria informar ao casal que o parto precisava ser feito em um hospital com UTI Materno e Neonatal. Além disso, houve demora para realização de outros procedimentos médicos que poderiam salvar a vida de Alice.
Entenda o caso
O caso Alice França teve muita repercussão em Santarém e todo o estado do Pará quando a grávida de gêmeos passou por complicações no parto e ficou em coma. Familiares mobilizaram uma das maiores campanhas de doação de sangue já vistas na região oeste do Pará.
Em dois dias, cerca de 190 pessoas procuraram o hemocentro de Santarém para doar sangue para Alice França. Apesar de todo esforço e mobilização dos internautas, Alice França acabou falecendo no dia 21 de maio.
 Campanha iniciada nas redes sociais mobilizou muitas pessoas em Santarém (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
Campanha iniciada nas redes sociais mobilizou muitas pessoas em Santarém (Foto: Reprodução/Redes Sociais).
(informações da redação do Portal do Oeste do Pará reproduzidas do G1. Fotos: Reprodução/ redes sociais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo