sexta-feira, 5 de outubro de 2018

É verdade que a Polícia Federal apreendeu uma van com 152 urnas eletrônicas com 121 delas com 72% dos votos já preenchidos a favor do candidato Fernando Haddad?

O alerta surgiu nos grupos do WhatsApp no dia 05 de outubro de 2018, dois dias antes das eleições gerais. De acordo com o texto, a Record teria noticiado que a Polícia Federal “prendeu” uma van com 152 urnas eletrônicas, das quais 121 estavam preenchidas com 72% de votos para o candidato Fernando Haddad.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Reprodução do texto compartilhado no WhatsApp: “Acabou de dar na Record,PF prende uma van com 152 urnas eletrônicas,dessas 121 estavam preenchidas com voto para o Haddad com pelo menos 72 % dos votos. Repassem urgente,é um golpe contra o bolsonaro e um crime contra seus seguidores”

Verdade ou mentira?

Fizemos uma busca no site da TV Recorde no Portal R7 e não encontramos a referida notícia.

Além disso, o texto é muito vago, não revelando quando e onde a apreensão das urnas teriam ocorrido.

Encontramos relatos de apreensões de urnas falsas pela Polícia Federal em 2006(17 urnas), em 2004 (248 urnas) e mais algumas em 2002. Mas não há relatos de apreensões feitas em 2018.  

Conclusão

Não há nenhuma notícia a respeito de apreensões de urnas eletrônicas em outubro de 2018 no site da TV Record e tampouco em outros sites de notícia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo