segunda-feira, 5 de novembro de 2018

20º Festival do Açaí em Santa Luzia atrai público e valoriza a produção do alimento

Mais de 5 mil pessoas participaram do 20º Festival do Açaí no sábado (3) e domingo (4), em Santa Luzia, localizada na Rodovia Everaldo Martins (PA-467), km 13. O evento buscou valorizar e comemorar a produção anual do produto, que é destaque em Santarém e na região. O Festival foi organizado pela Associação de Moradores da Comunidade Santa Luzia do Eixo Forte (Amslef) em parceria com a Prefeitura de Santarém através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e Secretaria de Cultura (Semc), Consulte além de empresários locais.

A festa contou com várias atrações, entre elas: a escolha da Rainha, danças folclóricas, escolha da rainha do evento, gastronomia, shows culturais e sociais. A festa já faz parte do calendário cultural de Santarém e a cada ano ganha mais destaque. O festival atrai visitantes da área urbana do município, além de cidades vizinhas e turistas.

No festival foi oferecido principalmente o fruto natural e o vinho vendido em litro no valor de R$ 15. Além de pudim, licor, doces, bolos e salgados tendo o açaí como matéria prima, além de outras gastronomias como a galinha caipira e pato no tucupi. A programação contou ainda com shows culturais e sociais, como: Serestão do Tadeu Pinho, Banda Pegada do Forró, Punk do Arrocha e Banda Cintura Fina.

"Além de fomentar o turismo, o festival valoriza o trabalho dos moradores da localidade. Porém, nossa maior preocupação é apoiar e fazer com que o festival a cada ano ganhe mais destaque. Tendo em vista que é importantíssimo para o município em especial para o sustento de muitas famílias de Santa Luzia", frisou o secretário da Semap, Bruno Costa.

Atualmente a comunidade Santa Luzia possui uma microindústria de açaí. Vale ressaltar que o mesmo é confiável e considerado de alto padrão de qualidade higiênica, o que valoriza ainda mais o produto. É produzido por meio de máquinas sem o contato manual dos comunitários.

O presidente da Associação de moradores de Santa Luzia, Ronilson Duarte, comemorou o sucesso do festival. "O evento foi um sucesso, graças a Deus, isso aconteceu porque o povo compareceu confia e valoriza a nossa produção, vamos trabalhar para o próximo ano melhorar cada vez mais o evento", destacou.

A Comunidade Santa Luzia fica no km 13 às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-467), região do Eixo Forte. No pequeno vilarejo vivem cerca de 28 famílias. Todo o dinheiro arrecadado pelos comunitários no festival será investido na própria comunidade.

ASCOM-PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo