sexta-feira, 24 de maio de 2019

MORADORES DA COSTA DO ARITAPERA SÃO BENEFICIADOS COM TECNOLOGIAS SOCIAIS DE ACESSO À ÁGUA

A comunidade Costa do Aritapera, região de várzea recebeu dez tecnologias sociais de acesso à água na quinta-feira, 23 de maio. Além dos sistemas domiciliares de captação e reserva de água, os moradores da localidade também receberam oficialmente a entrega de banheiros. A ação é fruto de uma parceria entre o governo municipal e o Projeto Saúde e Alegria (PSA), que coordenou a ação, e a Sociedade para a Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA), responsável pela execução dos serviços.

Durante a cerimônia os beneficiados assinaram o termo de recebimento e assumiram o compromisso de cuidar dos sistemas a partir das técnicas recebidas durante as oficinas para realizar a manutenção das tecnologias. As famílias selecionadas pelo programa participaram de etapas de mobilização, seleção, cadastramento, capacitação sobre o uso adequado da tecnologia e sobre a gestão da água armazenada e construção dos componentes físicos associados à tecnologia.

Em maio de 2018 foi feita a assinatura do programa que faz parte da chamada pública do governo federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Social do Programa Nacional 'Cisterna' de apoio à capacitação de água da chuva e outras tecnologias sociais de aceso à água.
O objetivo do Cisterna é realizar ações de captação de água e promover saneamento, uma vez que os moradores dessas áreas contempladas, não tem nenhum sistema de abastecimento. Em Santarém, o programa é coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e executado pela Sapopema em parceria com a Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) e Colônia de Pescadores Z-20.

Além do Secretário da Semap Bruno Costa, estiverem presentes na cerimônia o coordenador de Saneamento Básico do PSA Carlos Dombrosqui, coordenador da Sapopema Antônio Bentes, além do representante da Secretaria Municipal de Saúde Alexandre Ribas e lideranças comunitárias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo