domingo, 24 de outubro de 2021

Agência Transfusional do HMS está com baixo estoque e incentiva doação de sangue

 


O baixo armazenamento de sangue na Agência Transfusional do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) chega a 30% para os tipos de sangue O positivo e A positivo. Essa queda vem acontecendo no último mês, e por isso a necessidade de incentivar a população a doar sangue no Hemopa de Santarém, 696, localizado Av. Frei Vicente - Aeroporto Velho, instituição que abastece o Hospital com os hemocomponentes.

Segundo a biomédica da Agência Transfusional do HMS, Ingrid Andrade, o banco de sangue precisa ter pelo menos 20 bolsas do tipo O positivo e 10 do tipo A positivo, no entanto, hoje, 22 de outubro, tem apenas, 13 e 3 bolsas, respectivamente. “Esses tipos de sangue são os mais comuns para os pacientes que precisam de transfusão no Hospital e eles estão em baixa. Nos preocupa muito a falta de doação no Hemopa, por que além dos tipos mais comuns em falta tem os tipos raros que são O negativo e A negativo”, enfatizou ela.

O HMS, em média, faz 170 transfusões por mês, esse número corresponde ao atendimento de pacientes de Santarém e de mais 20 municípios da região oeste do Pará. Em setembro, a Agência realizou 179 transfusões e em outubro até o momento já foram 116 bolsas usadas.

A Agência Transfusional do HMS abastece 153 leitos do HMS, 53 leitos do Pronto Socorro Municipal e 46 leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, entre os setores, incluem o centro cirúrgico, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estabilização adulto e pediátrico e clínicas.

A biomédica convoca a população para doar. “A gente faz um apelo aos doadores de sangue que compareçam ao hemocentro. Então se você puder doar, doe, uma bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. Nós recebemos a informação que do dia 25 ao dia 28 de outubro o Hemopa vai atender até mais tarde, das 8h às 17h. Reforçamos o pedido de ajuda”, finalizou.

Orientações para os doadores

Segundo o Hemopa do Pará, é necessário que o doador saiba:

- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); 

- Pesar mais de 50 kg;

- Estar em boas condições de saúde;

- Estar bem alimentado (não precisa estar em jejum);

- Bebidas alcoólicas: evitar ingestão no dia anterior e no dia da doação;

- Cigarro: é preciso evitar até duas horas depois da doação;

- Período menstrual: não é impedimento, a mulher pode fazer a doação neste período;

- Piercing e tatuagem: deve aguardar um ano para realizar a doação depois de fazer.

- Se a pessoa teve contato com alguém positivado para o vírus, deve aguardar 14 dias para fazer a doação (se não manifestou nenhum sintoma);

- Quem tomou a vacina contra a Covid-19 pode realizar a doação após o intervalo de 2 a 7 dias da aplicação;

- Em caso de reinfecção da doença, o doador deve aguardar 30 dias após a cura total (término dos sintomas) para nova doação;

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho). Mulheres podem doar sangue de 3 em 3 meses e, homens a cada 2 meses. 




--
Ascom HMS e UPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo