O Governo do Pará atua com uma força-tarefa para combater o incêndio que atinge o Parque Estadual de Monte Alegre (Pema), no oeste paraense, desde o início da noite de sábado (5). Na noite do domingo (06), o Corpo de Bombeiros Militar informou que o fogo já está sob controle em uma das encostas do Parque.
Duas equipes, com seis militares do 4º Grupamento de Bombeiros Militares de Santarém, foram deslocadas para o município de Monte Alegre neste domingo. Logo no início da tarde, outra equipe levou mais materiais de combate a incêndio, para bombeiros e voluntários.
Com um equipamento que tem capacidade para armazenar 400 litros de água, um helicóptero da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) será deslocado na manhã desta segunda-feira (7), de Marabá, na região sudeste, para apoiar os trabalhos, além de fazer o levantamento e mensurar a área atingida.
O helicóptero do Graesp seguiria para Monte Alegre ainda no domingo, mas um problema técnico adiou a decolagem. A aeronave já foi vistoriada e liberada para voar logo pela manhã. De Marabá a Santarém são 4 horas de voo. A força-tarefa também usará um drone para estudar a melhor forma de aproximação dos focos e combate às chamas.
A equipe do Corpo de Bombeiros conta com o apoio de mais 20 servidores do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), Polícia Militar, Prefeitura de Monte Alegre, Defesa Civil Municipal e voluntários.
O incêndio começou na Serra da Lua, um dos principais sítios arqueológicos do Pema, que está entre as 26 Unidades de Conservação (UC) estaduais geridas pelo Ideflor-Bio. Servidores do órgão e voluntários locais atuam no Parque desde o início do incêndio. Uma equipe de cinco servidores do Escritório Regional de Altamira do Ideflor-Bio chegou a Monte Alegre no domingo para reforçar os trabalhos de combate às chamas, utilizando uma máquina de pulverização costal motorizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo