segunda-feira, 9 de maio de 2016

Monte Alegre decreta situação de emergência por enxurradas

A Prefeitura de Monte Alegre, município do oeste paraense, decretou situação de emergência, em decorrência das enxurradas ocorridas na região. O decreto foi assinado na noite de quarta-feira (4) pelo prefeito da cidade.

De acordo com o decreto, Monte Alegre é caracterizada com topografia acidentada, ou seja, com vários aclives e declives que contribuem para o acúmulo de água em algumas áreas o que provoca o surgimento de enxurradas com o alto índice de precipitação pluviométrica na região.

O relatório sobre a situação da cidade foi encaminhado para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do Serviço Geológico do Brasil, que conclui que a ameaça de risco devido aos danos causados na cidade é muito alta.

Diversos bairros foram afetados, tanto da zona urbana quanto rural. Entre os danos ocasionados pelas fortes chuvas foram identificadas oito casas destruídas, mais de 42 danificadas, aproximadamente 700 pessoas em situação de risco. Além dos patrimônios públicos afetados, como escolas e centros municipais de educação, centros e postos de saúde, sistema de abastecimento de água e energia, esgoto pluvial, ruas e logradouros.

Ainda segundo o decreto, mais de 4 mil alunos estão sem aulas devido a intrafegabilidade das estradas e vicinais ocasionada pelas enxurradas.

A partir de agora, todos os órgãos municipais se mobilizarão sob a coordenação da Defesa Civil municipal para reabilitação e reconstrução do cenário. Foram convocados também voluntários para campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade com o intuito de prestar assistência à população.

A voz do Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo