sábado, 25 de junho de 2016

Santarém 355 anos: Prefeitura lança o Eco Barco e implanta o serviço de coleta seletiva fluvial de resíduos


Santarém ganhou nesta sexta-feira (24) um serviço pioneiro na área ambiental: a coleta seletiva fluvial de resíduos. O projeto, desenvolvido pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e Infraestrutura (Seminfra), será realizado com o apoio do Eco Barco, uma embarcação estruturada para realizar a coleta fluvial na orla da cidade
Muito lixo na orla de Santarém 
O Eco Barco tem como objetivo principal fazer a coleta dos resíduos da fração seca do lixo gerado pelas embarcações que aportarem na orla fluvial de Santarém, entre a área da Vila Arigó até próximo ao Ibama. Ele, também, vai auxiliar as ações realizadas pela Semma em educação ambiental e limpeza das praias.

O prefeito Alexandre Von ressaltou que o Eco Barco será o ponto de referência para as embarcações na orla de Santarém “Esse é mais um serviço ambiental que nós lançamos no Município de Santarém. O Eco Barco, a exemplo do carro coletor de lixo, fará a coleta regular na orla fluvial. Nós queremos com isso que as embarcações tenham um ponto de referência para depositar o lixo do seu transporte, como também o lixo derivado das comunidades ribeirinhas de Santarém”, explicou Von.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto, informou que a coleta seletiva no Eco Barco vai acontecer regularmente, de forma diária, tanto pela manhã, quanto à tarde. O Eco Barco terá o apoio de uma pequena embarcação que irá buscar os resíduos nas embarcações, para que dessa forma se possa trabalhar a educação ambiental junto aos proprietários e funcionários desses barcos, orientando-os a separar o lixo de forma correta, para que os resíduos gerados não sejam depositados nos rios.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), também, terá papel fundamental no processo de educação ambiental, junto as escolas de comunidades ribeirinhas.

“Para que elas também façam a coleta seletiva, de maneira que quando a embarcação da comunidade estiver na cidade ela trará o resultado da coleta para depositar no Eco Barco, para que o lixo tenha o destino adequado”, lembrou o prefeito Alexandre Von.
CCOM/PMS/SEMMA/SEMINFRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo