sábado, 5 de novembro de 2016

I Feira Estadual Existir traz a Belém inovações para pessoas com deficiência

Na próxima segunda-feira (7) e na terça (8) quem passar pela Estação das Docas poderá visitar, gratuitamente, das 09 às 21 h, no Armazém 3, a I Feira Estadual Existir. O evento congrega a II Feira Paraense de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência e o V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. A realização é do governo do Estado, por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) e o Núcleo de Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva e Acessibilidade - Nedeta da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A proposta da feira é oferecer uma versão, em menor tamanho, da Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade), considera a mais importante do setor na América Latina. No Pará, o evento reunirá pesquisadores, fabricantes de equipamentos e tecnologias para pessoas com deficiência.

A cerimônia oficial de abertura será no dia 7, às 11 h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, com a presença de autoridades, entrega das estatuetas do Plano Existir, apresentação do músico e cantor cearense David Valente e conferência sobre o tema “Pesquisa e inovação em Tecnologia Assistiva”, ministrada pelo professor Edgard Morya, do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS), administrado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont, na cidade de Macaíba, no Rio Grande do Norte.

Vitrine de inovações - A feira mostrará inovações, se tornando uma vitrine para discussões teóricas e práticas desenvolvidas no universo acadêmico. Nos estandes será possível conhecer o trabalho de empresas, nacionais e internacionais, que fornecem equipamentos especializados, como cadeira de rodas, software e materiais para comunicação aumentativa e alternativa, aparelhos auditivos, tablete controlado pelo movimento dos olhos, entre outros produtos e serviços tecnológicos dirigidos às áreas de educação, saúde e esporte.

No evento também serão expostos cômodos de uma casa adaptada e um veículo para pessoa com deficiência, e fornecidas orientações sobre o Cheque Moradia Especial e elevadores para cadeirantes. Haverá ainda uma apresentação cultural e de esportes adaptados. A feira é destinada a pessoas com deficiência e seus familiares, profissionais do setor de inclusão, reabilitação, acessibilidade e educação, e demais interessados no assunto.

Palestras - No dia 8 haverá três palestras. A primeira será às 10 h, sobre o tema “Lei Brasileira de Inclusão – Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência”, ministrada por Gisele Cruz da Costa, presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará; às 15 h, o tema abordado será “Entendendo Bio e Neuro Estimulação: como recuperar os mecanismos biológicos e permitir que o organismo chegue à cura”, com o médico José Alfredo Coelho Pereira, pesquisador na área de Biofísica, e às 16 h, a palestra será sobre  “Acessibilidade na Era Digital – Fator de Inclusão e de Inovação”, com a palestrante Claudiene Mortimer, coordenadora de Acessibilidade no Banco Bradesco e especialista em Diversidade e Inclusão e em Tecnologia Assistiva. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site www.nac.pa.gov.br

A Feira Existir ocorrerá paralelamente ao V Fórum de Tecnologia Assistiva e Inclusão Social à Pessoa com Deficiência, cuja programação inclui conferências, palestras com debates, mesas temáticas e apresentação de trabalhos científicos. A finalidade é apresentar as tecnologias mais avançadas e inovadoras a partir do trabalho de pesquisadores, e ainda colaborar para que instituições públicas e privadas apresentem seus produtos e serviços. A feira terá entrada gratuita, mas para participar do Fórum é necessário fazer inscrição pelo site http://forumtecnologiaassistiva.com.br.

Plano Existir - O Plano Estadual de Ações Integradas à Pessoa com Deficiência (Existir), lançado pelo Governo do Pará em 2012, e atualmente vinculado ao Núcleo de Articulação e Cidadania do Governo do Estado (NAC), visa promover ações a partir dos eixos saúde, educação, acessibilidade e inclusão social, para a promoção dos direitos fundamentais da pessoa com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo