sábado, 23 de junho de 2018

A Prefeitura de Santarém homenageou seis personalidades com a entrega da mais alta honraria do município - medalha Padre Felipe Bettendorf, em cerimônia realizada na noite desta sexta-feira, 22 de junho, em frente ao prédio histórico do Centro Cultural João Fona. A condecoração homenageia anualmente, no dia do aniversário da cidade, pessoas que contribuíram para a história e desenvolvimento do Município.


A cerimônia que iniciou com apresentação da Banda Filarmônica Professor José Agostinho foi acompanhada por familiares dos homenageados, secretários, coordenadores e servidores municipais, vereadores, imprensa e a população.
O primeiro homenageado a receber a honraria das mãos do prefeito Nélio Aguiar foi o médico especialista em Urologia e Cirurgia Geral Alberto Mariano Gusmão Tolentino.
Perfil: Nascido em 30 de março de 1965 em Salvador (BA), é formado em Medicina pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, especialista em Urologia e Cirurgia Geral. Casado, tem 5 filhos, foi secretário de Saúde em Santarém no ano de 2004, participou da criação do Curso de Medicina, da Residência Médica e do Serviço de Transplante Renal em Santarém. Fez a primeira cirurgia do Hospital Regional e o primeiro transplante com doador falecido, além das primeiras cirurgias bariátricas. Atualmente é diretor Clínico do Hospital Regional, coordenador da equipe de Cirúrgica e de Urologia do Hospital Regional e Hospital Municipal de Santarém e ocupa a Presidência da Unimed Oeste do Pará.
"Essa homenagem me deixa muito envaidecido. No momento sinto muita emoção, pois lembro do meu pai que também recebeu essa comenda. Serve como incentivo para que a gente possa continuar trabalhando na área. Represento toda a classe médica que sempre trabalhou em prol da saúde do município", agradeceu Tolentino.
Em seguida, o prefeito Nélio Aguiar homenageou o comandante do Comando de Polícia Regional I, coronel Héldson Tomaso Pereira de Lima.
Perfil: Nascido em Macapá (AP), veio para Santarém em 2015. É casado e tem uma filha. Licenciado Pleno em Matemática pela Universidade Estadual do Pará, MBA em Inteligência Estratégica pela Universidade Salgado de Oliveira do Rio de Janeiro, possui especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social, mestre em Gestão Social e Mediação de Conflito. Na formação militar possui Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar "Coronel Fontoura", entre outros cursos. Foi comandante do 4º CIPM em Icoaraci-Pará, Comandante da 13º CIPM em Abaetetuba-Pará, Presidente Permanente de Corregedoria do Comando de Cooperação Interinstitucional em Belém-Pará, Diretor do Centro Estratégico Integrado em Belém-Pará, Comandante da 11ª ZPOL/2º BPM em Belém-Pará, Comandante do 12º BPM em Santa Izabel-Pará, Chefe da Seção de Inteligência e Estatística do EME em Belém-Pará, Comandante do CPR IX em Abaetetuba-Pará, Comandante do CPE em Belém-Pará, Comandante do CPR III em Castanhal-Pará, Comandante do CPRM em Marituba-Pará, e atualmente está no comando do CPR I em Santarém. Em dezembro de 2016 recebeu o Título de Cidadão Santareno.
"Estou muito feliz e honrado em representar a Polícia Militar do Pará. Justamente no mês de aniversário de Santarém, a cidade foi elencada pelo IPEA como uma das mais pacíficas do Oeste do Pará. Isso é fruto diário de cada policial militar que vai às ruas tentar defender a sociedade e produzir segurança. Essa homenagem reflete o trabalho que está sendo desempenhado pela Polícia Militar em Santarém", afirmou o coronel Tomaso.
A terceira personalidade a receber a medalha Padre Felipe Bettendorf foi o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), engenheiro José Roberto Branco Ramos.
Perfil: Nascido em Lages (SC). É casado, tem 3 filhos e 2 netos. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará, Pós-graduado e Mestre em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, reside em Santarém desde o ano 2000, foi Coordenador de Desenvolvimento Urbano de 1997 a 2005, autor de vários projetos de Infraestrutura para Santarém como: Projeto Orla, Viaduto Fernando Guilhon, Belo Centro, Praça do Çairé, Terminal Fluvial Turístico de Ater do Chão, Rodovia Inter Praias, Rede de Esgoto Sanitário construído no PAC, Duplicação da Fernando Guilhon. Atualmente é diretor-presidente da Empresa R Branco Engenharia, onde já construiu mais de 1.000 imóveis em Santarém, e está na Presidência da Associação Comercial de Santarém.
"Fico muito orgulhoso, emocionado, agradecido e honrado pela homenagem. Essa homenagem vou guardar no coração para sempre. A gente tem amor por essa terra, temos dedicado para dar melhor qualidade de vida para o povo criando emprego, gerando renda e buscando sempre fazer o melhor por nossa gente", comemorou Roberto Branco.
O professor José Seixas Lourenço, primeiro reitor da Ufopa foi a quarta personalidade a receber a comenda e foi o responsável em discursar em nome dos homenageados.
Perfil: Nascido em Belém (PA), casado, tem 2 filhos e 2 netos. Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutor em Geofísica pela Universidade da Califórnia, possui ampla experiência no desenvolvimento de vários setores do Estado. Foi reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), além de também ter sido Diretor-Presidente do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi, secretário de Coordenação dos Assuntos da Amazônia Legal do Ministério do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e da Amazônia Legal, secretário Executivo do Conselho Nacional da Amazônia Legal, Assessor Especial do Ministro da Ciência e Tecnologia, para assuntos de Regionalização das Ações de C&T e secretário de Estado de Educação do Pará. Em 1988 recebeu o Título de Cidadão de Santarém pela Câmara Municipal. Atualmente é diretor-presidente da Organização Social BioTec-Amazônia.
"Quero demonstrar gratidão a Prefeitura de Santarém, em especial ao prefeito Nélio Aguiar. Me sinto muito identificado com Santarém, é uma terra que realmente amo. Estou emocionado com este momento comemorando o aniversário da cidade", agradeceu Seixas.
Em seguida, quem recebeu a mais alta condecoração do município foi a promotora do Ministério Público Luziana Barata Dantas.
Perfil: Nascida em Belém (PA), mora em Santarém há 7 anos. É casada e tem 1 filho. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará. Autora do livro "A Prisão Preventiva e o Paradigma da Pós-Modernidade em Bauman", tomou posse como Promotora de Justiça em 27 de janeiro de 2003. É promotora de Justiça Titular do Cargo de PJ da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santarém desde 2011. Atualmente está como Coordenadora do Pólo Amazonas.
"Foi uma grata surpresa. Me sinto lisonjeada em ter recebido essa condecoração. Acredito que não é algo específico para mim, mas sim para toda uma equipe, por todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público em Santarém", enfatizou a promotora.
Por fim, Maria Amélia Albuquerque Sirotheau, a mais antiga cartorária em atividade no Estado do Pará foi homenageada com a entrega da medalha.
Perfil: Nascida no dia 3 de setembro de 1934, casou-se com Sebastião Nogueira Sirotheau, tem 4 filhos, 9 netos e 4 bisnetos. Estudou no Colégio Santa Clara e no internato do Colégio Santa Catarina em Belém. Exerceu o magistério na Escola São Francisco de Assis e foi secretária do Colégio Dom Amando. Em outubro de 1964 foi trabalhar no cartório do 1º ofício - registro de imóveis e tabelionato de notas - como registradora e tabeliã substituta. Assumiu a responsabilidade do Cartório em 2012 com o falecimento do esposo. É a mais antiga cartorária em atividade no Estado do Pará com mais de 52 anos de atividades.
"Me sinto agraciada pelos 53 anos de cartório trabalhando em prol da cidade de Santarém. Estou muito honrada e agradeço a homenagem. Essa homenagem se estende aos meus filhos que sempre trabalharam comigo neste serviço", destacou Amélia.
A solenidade encerrou com o pronunciamento do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que enfatizou que os escolhidos são a representatividade de várias categorias: "Esse é o nosso reconhecimento pelo trabalho, pela importância, pela contribuição dessas pessoas para o desenvolvimento de Santarém. São exemplos de luta e superação de tantos outros santarenos que buscam melhorias para a cidade. Quando a gente entrega essa medalha conseguimos aumentar o compromisso de todos para seguirem ajudando a escrever a história tão bonita de nosso município", finalizou.
Show Canta Santarém
A programação seguiu no palco montado em frente ao Centro Cultural com apresentação do show Canta Santarém. Momento de valorização dos músicos locais e regionais. Abrilhantaram a noite de aniversário de Santarém os seguintes artistas: Ádria Góes, Alexandre Escher, César Brasil, Cristina Caetano, Diane Freire, Eduardo Dias, Júnior Kamon, Kaila Moura, Marcele Almeida, Nato Aguiar, Nelson Vinencci, Priscila Castro, Ray Brito, Ray Monteiro, Rick Miranda, Ton D'Oliveira, Vicente Filho, Walluc, Everaldo Martins, Ivone Silva, Odilson Matos, Sebastião Tapajós.
Fonte: Ascom P.M.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo