domingo, 22 de julho de 2018

HMS recebe novos equipamentos de suporte à vida



Os aparelhos darão mais agilidade e qualidade no atendimento do Hospital Municipal de Santarém (HMS) que, agora, conta com dois novos aparelhos de anestesia, duas ultrassom de diagnóstico e um aparelho de terapia respiratória. Eles serão usados nos setores cirúrgico, UTI e obstetrícia. A entrega dos equipamentos foi realizada na manhã de hoje, 20 de julho. O prefeito, Nélio Aguiar, e a secretária de saúde, Daiane Silva, realizaram uma cerimônia simbólica no momento da entrega.
Para o diretor técnico do HMS, Dr. Itamar Júnior, os equipamentos permitem que o corpo médico da Unidade consiga realizar o trabalho de forma mais eficaz. “São aparelhos muito modernos. Alguns deles são os mais modernos disponibilizados na saúde pública da região. Cada equipamento é fundamental para obter resultados positivos para os pacientes”, enfatizou.
Os cinco aparelhos foram comprados através de uma licitação parlamentar que aconteceu no mês de abril. Segundo o prefeito, a chegada dos aparelhos ao HMS faz parte de um planejamento que a Prefeitura tem para equipar melhor o Hospital. “Nós queremos deixar a Unidade mais moderna assim como é o objetivo do IPG. Já estamos em busca do aumento do recurso do MAC – Teto Financeiro de Média e Alta Complexidade. Se o Mistério da Saúde liberar esse aumento, que está congelado há quase 15 anos, a saúde pública do Municipal só terá benefícios”, disse.
“Eu sei a importância de cada equipamento desse, por isso eu peço zelo com eles. A Secretaria de Saúde tem se empenhado em somar com a administração do Hospital. Sabemos que ao longo do ano teremos muitas novidades boas dentro da Unidade”, enfatizou Daiane.


O uso dos equipamentos
A coordenadora da pediatria, Dr. Terezinha Leão, relatou que o aparelho de terapia respiratória para o ventilador pulmonar, que é baseado em tecnologia digital será muito importante para o berçário. Este é o local no HMS onde recebem tratamento os bebês que nasceram de forma prematura ou que correm risco de vida. “O nosso berçário existe para oferecer tratamento às crianças que não precisam de atendimento de alta complexidade. No entanto, é frequente casos com esse porte. Esse aparelho é muito importante para que a gente consiga dar o suporte adequado as esses pacientes recém-nascidos”, afirmou.
“Os dois carrinhos de anestesia irão permitir que possamos duplicar as nossas demandas de atendimento dentro do Centro Cirúrgico. Os aparelhos melhorarão as condições de trabalho da equipe cirúrgica. Os maiores beneficiados são os pacientes que não vão aguardar menos tempos por cirurgias após a internação”, falou o anestesista do HMS, Marcelo Carreira.
Os profissionais que vão manusear os equipamentos receberam orientações para o uso correto do material. “Além de disponibilizar a mão de obra mecânica, nós queremos também capacitar as pessoas que vão trabalhar com os aparelhos. Cada um dos colaboradores precisa conhecer e se responsabilizar pelo objeto de trabalho. Nós temos muita preocupação com essa capacitação”, finalizou o diretor técnico do HMS.

Por Natashia Santana - Assessoria de Imprensa do HMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo