terça-feira, 3 de dezembro de 2019

TÉCNICOS DA PREFEITURA DE SANTARÉM E DA ALEMANHA REALIZAM VISITA TÉCNICA AO ATERRO DE PEREMA


Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) da Prefeitura de Santarém esteve na manhã desta terça-feira (3) realizando uma visita técnica ao aterro sanitário de Perema. A visita ocorreu em conjunto com representantes de uma Organização Não Governamental (ONG) alemã, que vem mantendo parceria com o governo municipal para investimentos e melhorias no aterro de Perema.
Três técnicos alemães visitaram o local para verificar o andamento da terceira e última etapa do projeto de triagem e reciclagem de lixo, implantado no aterro sanitário de Perema em 2016, graças à parceria entre os dois países. O projeto contemplava a construção de um galpão, uma esteira para a triagem do lixo e mais um trator para o transporte dos materiais. Todos os materiais provenientes do investimento foram averiguados pelos alemães, que confirmaram sua utilização.
O presidente da Ong alemã Iara, Wolfgang Méier, avaliou como positivo o trabalho. “Viemos para verificar o resultado do investimento que foi feito com maquinário, organização do trabalho e sobretudo os resultados desse investimento. Essa avaliação é que vai nortear possíveis e novos investimentos, mantendo a parceria com a Prefeitura de Santarém”, salientou.
O objetivo principal do projeto foi retirar os catadores que faziam a coleta diretamente no lixão, para um local mais adequado, abrigados do sol e da chuva, com a utilização de equipamentos de segurança adequados, como máscaras, luvas e botas, melhorando a qualidade de vida dos catadores e as condições da coleta seletiva de materiais.

Atualmente, a Cooperativa de Reciclagem de Santarém – a Coopresan, é a cooperativa que atua dentro do aterro sanitário de Perema. Foi escolhida após chamada pública realizada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Seminfra e está sendo beneficiada pelo Projeto de triagem e reciclagem desenvolvido através da parceria entre os dois governos. A Coopresan conta hoje com 22 catadores cadastrados. A iniciativa beneficia um total de 300 pessoas que moram na área e que vivem da coleta seletiva de lixo no aterro de Perema.

“Essa cooperação tem trazido muitos benefícios para Santarém e especialmente às pessoas que atuam no aterro de Perema, com a implantação dessa coleta seletiva de lixo. A Prefeitura, através da Seminfra, está à disposição para ajudar e auxiliar no que for preciso, buscando ampliar esse tipo de parceria. Nossa intenção é sempre apoiar, incentivar e manter parcerias que promovam melhorias, desenvolvimento e bem-estar da nossa população”, ressaltou o titular da Seminfra, Daniel Simões.

Com informações da Agência Santarém
Blog do Patrocínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo