sábado, 11 de outubro de 2014

Comunidade de Irurama Eixo Forte, realiza 11º Festival dos Derivados da Mandioca e Artesanato

A comunidade Irurama, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Eixo Forte, localizada às margens da rodovia Everaldo Martins (PA-457), em Santarém (PA), realizará a 11ª edição do Festival dos Derivados da Mandioca e Artesanato. Durante o evento, que iniciará na sexta-feira (10) e encerrará no domingo (12), haverá a comercialização de produtos oriundos das atividades agrícola e extrativista, apresentações culturais e torneio de futebol.
Os principais derivados da mandioca que a comunidade produz são a farinha, o tucupi e a tapioca, que estarão à venda nas barracas. Ao visitante será disponibilizado variado cardápio, que inclui tacacá, vatapá e galinha caipira.
Também estará em exposição a produção artesanal local, com peças feitas à base de materiais como palha e argila.
O Festival dos Derivados da Mandioca e Artesanato é um dos 10 eventos que estão no calendário do assentamento Eixo Forte em 2014.
Realizado desde 2004, o festival de Irurama é a oportunidade para dar visibilidade à produção da comunidade e gerar renda às famílias.
Segundo Jair Pedroso, coordenador do festival, a cada edição o evento atrai de quatro a cinco mil pessoas.
Como chegar
O acesso se dá pela rodovia Everaldo Martins, quilômetro nove, no ramal do Irurama.

A comunidade fica a aproximadamente 15 quilômetros da área urbana. A linha de ônibus coletivo “Cucurunã” vai até o local, uma opção a mais para as pessoas que desejam conhecer o festival.
Luís Gustavo/INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro leitor por favor assine o comentário, pois não publicaremos comentários de anônimo